Após consultas, paciente realizará exames laboratoriais no mesmo dia

A rede de saúde do município vai antecipar o horário de abertura


Sílvio Mendes será o presidente da Fundação Municipal de Saúde

Sílvio Mendes será o presidente da Fundação Municipal de Saúde Foto: PMT

A partir de agora todo paciente que for consultado na rede de saúde do município sairá da unidade com os exames laboratoriais realizados. Não será mais necessário voltar à unidade para a realização de exames. A decisão foi tomada pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sílvio Mendes, durante audiência pública com vereadores, lideranças comunitárias e presidentes de associação de moradores.

“Vamos ganhar tempo com um diagnóstico mais rápido e evitar que a população fique indo e vindo ao mesmo lugar várias vezes”, disse o presidente. A audiência foi realizada no final da tarde de ontem (27) no auditório da FMS.

Também ficou decidido que a rede de saúde do município vai abrir mais cedo para que os pacientes possam entrar nos órgãos antes do início do horário das consultas e exames. A decisão do presidente da FMS é de proteção à comunidade com relação às chuvas e a violência. Segundo Sílvio Mendes, as audiências públicas são importantes para que o gestor possa ouvir as demandas da população e ajustar suas necessidades. “O gestor público está a serviço da população e devemos atender suas necessidades dentro do que é possível e legal”, disse Mendes.

Durante a audiência solicitada pelos vereadores Lázaro Rogério Carvalho, Graça Amorim e Nilson Cavalcante, também foi debatido e explicado como funciona a nova central de regulação de consultas e exames do SUS, que está em implantação para entrar em funcionamento em abril. A nova central vem para aperfeiçoar o sistema de atendimento do SUS buscando mais agilidade e maior qualidade no serviço, explicou Silvio Mendes.

Segundo Vitória Urbano, diretora de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da FMS, a nova central de regulação ambulatorial vai funcionar com 191 unidades de saúde, 975 operadores ativos capazes de realizar a marcação de consultas e exames. O sistema vai atender 224 municípios do Piauí e 27 do Maranhão. Em 2016, a central realizou 1,5 milhões de agendamentos com uma média de 6,5 mil consultas e exames por dia.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
FMS
Próxima notícia

Dê sua opinião: