Ciência & Tecnologia

Após 3 tentativas, governo brasileiro não sabe quando lançará satélite

Impasse ocorre por causa de greve geral que atinge a Guiana Francesa, de onde acontecerá o lançamento

Quinta - 23/03/2017 às 17:03



Foto: UIPI Satélite
Satélite

Foi adiado mais uma vez o lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas ao espaço. Inicialmente previsto para o dia 21, o lançamento tinha sido adiado para esta quarta-feira (22), por causa da greve geral que atinge a Guiana Francesa, de onde o equipamento será lançado, e depois para quinta-feira (23). 

Agora, o governo brasileiro anunciou que, junto com a empresa aeroespacial Arianespace, aguarda o fim dos protestos para poder definir a data do lançamento.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações esclareceu que não sabe mais quando isso ocorrerá. Ao todo, o projeto custou R$ 2,1 bilhões.

Este será o primeiro satélite geoestacionário brasileiro de uso civil e militar. Adquirido pela Telebras, o equipamento será utilizado para comunicações estratégicas do governo e para ampliar a oferta de banda larga no país, especialmente em áreas remotas. O satélite será lançado do Centro Espacial de Kourou, na Guiana, e ficará posicionado a 36 mil quilômetros da superfície da Terra, cobrindo todo o território brasileiro e o Oceano Atlântico.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: