Geral

Após 19 anos, Justiça julga ex-prefeito por três homicídios

julgamento chacina prefeito acusado

Segunda - 20/05/2013 às 21:05



Uma chacina ocorrida a 19 anos no Sul do Piauí teve parte dos seus acusados julgados na semana passada pelo Tribunal Popular do Júri de Floriano. O ex-prefeito de Flores do Piauí, Máximo Ribeiro de Sá, e o ex vereador do mesmo município, Sonaldo da Costa Moura, foram condenados a nove anos de prisão em regime fechado, pelo assassinato de Yuri Gagarin Vasconcelos Oliveira e Carlos Oliveira. A chacina, que resultou na morte de quatro pessoas, ocorreu em janeiro de 1994. Flores do Piauí é um município da região de Floriano.

Segundo informações da época, a chacina motivada por uma briga de bar e intrigas políticas entre as famílias Miranda e Oliveira, também morreu Clodoaldo Miranda, que era primo de Máximo Ribeiro. A defesa de Máximo e Sonaldo, recorreu da decisão no Tribunal do Júri alegando que um dos promotores de justiça que atuaram no julgamento foi professor da faculdade onde estudaram integrantes do Tribunal do júri.
Três das vítimas eram parentes, irmãos Yure Gargarim de Oliveira Rego, 23 anos, José Vasconcelos de Oliveira Rego, 22 anos, irmãos e o tio deles, Carlos Marcelo Vieira de Oliveira, 24 anos.

Segundo relata Ricardo Braga, sobrinho de Carlos Marcelo e primo de Yure e José Vasconcelos, o fato ocorreu em um bar na feira da cidade.

"Meu tio estava no bar bebendo e o prefeito chegou e provocou meu tio. Ele levantou e o prefeito disparou e pegou no braço de um outro tio meu. Eles saíram correndo. Quando chegaram na praça, meu tio Carlos tomou um tiro e caiu morto. Quando ele caiu, meu primo Vasconcelos foi pegar ele e acabou levando um tiro nas costas e caiu por cima do meu tio que já estava morto. O Yure foi alvejado na testa pelo prefeito", explica Ricardo Braga que era primo e sobrinho de Yure e Carlos, respectivamente.
O promotor do caso é Carlos Washington Machado e o juiz é Noé Pacheco de Carvalho, da 1ª Vara Criminal.

Fonte: Da redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: