Ciência & Tecnologia

Aplicativo vai ampliar o acesso da população às informações de saúde

Uso da tecnologia evita desperdício no SUS e permite que cidadão avalie serviço utilizado

Domingo - 04/06/2017 às 13:06



Foto: Reprodução Celular
Celular

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (1º) o aplicativo e-Saúde, novo canal de comunicação entre o Ministério da Saúde e o cidadão. A ferramenta deve estar disponível nos próximos dias nos principais sistemas operacionais do mercado, Apple iOS e Google Android, e poderá ser acessado por tablets e smartphones.

O aplicativo foi criado pelo Departamento de Informática do SUS (Datasus) e oferece informações em saúde de uso pessoal e restrito a cada cidadão brasileiro, como o acesso aos dados do cartão nacional de saúde, lista de medicamentos retirados nas unidades de saúde, acompanhamento do cartão de vacinação, lista de exames realizados, além de outras informações. As informações são do Portal Brasil.

O ministro Ricardo Barros ressaltou que o uso da tecnologia evita o desperdício no SUS e permite receber a avaliação do cidadão do serviço utilizado. “Atualmente, 30% das pessoas marcadas para consultas especializadas não comparecem e não dispomos de agilidade para chamar outra pessoa a esta consulta. Além disso, 50% dos exames de análises clínicas não são retirados”, explicou o ministro, durante o evento.

O aplicativo vai aproximar ainda o contato entre os pacientes e as unidades de saúde distribuídas em todo o Brasil, entre elas: farmácia popular, postos de saúde, serviços de urgência, academia da saúde, hospital, maternidade, centro de atenção psicossocial, maternidade e centro de especialidade. Basta o cidadão acessar as informações de onde ele se encontra, que o aplicativo vai apontar o melhor local para o atendimento.

“Se tornou mais simples para o cidadão descobrir onde deve buscar atendimento na rede pública de saúde, já que agora a informação está na palma da mão", observou o diretor do Departamento de Informática do SUS, Marcelo Fiadeiro.

O cidadão vai poder fazer denúncias on-line por meio da Ouvidoria do SUS 136. Nessa opção, o paciente pode relatar queixas de atendimentos, além de questionar possíveis atendimentos não realizados e que constam no cadastro do usuário do SUS.

Para o funcionamento do aplicativo e-Saúde, o Ministério da Saúde está interligando os sistemas de informação do SUS que já estão em funcionamento. A ferramenta já conta com informações do Hórus, Hemovida, Cartão SUS, CNES, e-sus AB, Ouvidoria e o Sistema DE Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI).

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: