Ciência & Tecnologia

Aplicativo facilita a denúncia de bullying na escola

Mais de 500 pessoa já baixaram o app em um dia

Terça - 09/04/2019 às 21:04



Foto: CCOM Aplicativo
Aplicativo

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a equipe de tecnologia do MobiEduca.Me, lançou na segunda-feira (8) um canal de monitoramento para a prevenção de bullying e violência nas escolas públicas da rede estadual de ensino. Através do aplicativo (App) Juntos Numa Boa, estudantes, professores, pais e toda comunidade escolar podem informar qualquer caso de violência que aconteça dentro do ambiente da escola e no seu entorno.

Além do Liceu Piauiense, que recebeu a implantação do programa esta semana, outras escolas já receberam a visita da equipe do MobiEduca.Me, ferramenta que mensura dados e desempenho dos estudantes nas escolas, para a implantação do Juntos Numa Boa.

Antônio Santos, analista de negócios do Mobieduca.me, revela que o aplicativo funciona como uma central de monitoramento, indica os casos de violência e bullying dentro da rede estadual de ensino e promove uma ajuda direta para as vítimas. “Após a denúncia, a Central de Monitoramento faz um acompanhamento do protocolo, tipificação da denúncia, grau de priorização e de acordo com o fluxo encaminhado para os órgãos responsáveis. As respostas e as medidas realizadas retornam para a Central, onde é disponibilizado um histórico de ações”, observa o analista.

O Juntos Numa Boa é um aplicativo aberto e todos podem participar. Ele age tanto na forma de prevenção e conscientização, como também de identificação dos casos de bullying da rede estadual de ensino, trazendo esses casos para a secretaria para que ela consiga fazer um acompanhamento mais efetivo, promovendo a cultura de paz. Na Seduc, a Gerência de Inclusão e Diversidade (GID), o Núcleo de Atendimento Psicopedagógico (Nuaps), juntamente com a Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE) são setores internos que acompanham todos os casos.

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, revela que o projeto está dentro do planejamento estratégico que leva a reflexão para tornar a escola um ambiente acolhedor, inclusivo e seguro. “O aplicativo Juntos Numa Boa é mais uma ação da secretaria olhando para o espaço escolar, que queremos que prevaleça o ensino e aprendizagem com toda tranquilidade para nossa comunidade escolar”, afirma.

O secretário acrescenta que o aplicativo se destina a orientar sobre o que é o bullying e encaminhar as devidas providências com base em denúncias e identificações precisas do problema. Ele já pode ser baixado e está disponível no Google Play, para plataforma Android. Após o lançamento, mais de 500 pessoas já fizeram o download do App.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: