Ciência & Tecnologia

Aplicativo criado pela UESPI auxilia Tribunal de Contas na fiscalização e controle de recursos públicos

gora, ele passa a ser utilizado também pelo TCE, para receber da população informações, denúncias e sugestões

Quinta - 06/04/2017 às 18:04



Foto: Ascom Uespi Aplicativo  “Gestão Transparente”
Aplicativo “Gestão Transparente”

Com o propósito de aproximar a população da gestão pública e possibilitar uma maior transparência nas finanças do governo e dos municípios, o Laboratório OPALA da Universidade Estadual do Piauí, em parceria com a Controladoria Geral do Estado, desenvolveu o aplicativo “Gestão Transparente” para uso do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Lançado em 2016, o aplicativo foi desenvolvido com o intuito de verificar denúncias de irregularidades em na gestão de recursos dos municípios. Agora, ele passa a ser utilizado também pelo TCE, para receber da população informações, denúncias e sugestões que podem estar relacionadas a processos, licitações e execução de obras. Nesse sentido, o órgão busca através dessa plataforma, intermediar medidas resolutivas de controle.

Através de parcerias como essa, a UESPI tem conseguido colocar em prática a sua responsabilidade social como uma instituição pública de ensino. Para o prof. Dr. José Bringel Filho, coordenador do Curso de Ciência da Computação da instituição e um dos idealizadores da plataforma, a parceria com o Estado é algo primordial. “Essa parceria é importante para transferir o conhecimento e os benefícios da sua aplicação direta em prol da sociedade, por meio de projetos de extensão e através de um canal facilitador de comunicação com a população como os dispositivos móveis”, enfatiza.

O aplicativo “Gestão Transparente” já está disponível para download gratuito para usuários de dispositivos iOS e Android.

Fonte: Ascom UESPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: