Geral

APL recebe doação da obra completa do Padre Antônio Vieira

A doação foi feita pelo Diocesano, sendo entregue pelo diretor da instituição, Padre Vicente Zorzo
Fonte: AI Comunicação | Editor: Da Redação 23/03/2018 20:44
Doação de Coleção Doação de ColeçãoFoto: Ai Comunicação

A Academia Piauiense de Letras (APL) foi presenteada nesta sexta (23) com a obra completa do Padre Antônio Vieira. A coleção é composta por 30 livros, que abrangem cartas, sermões, textos proféticos, políticos, escritos sobre os judeus e índios, poesia, teatro e diversos escritos inéditos. Devido ao seu extenso conteúdo, as obras foram concluídas apenas no final do ano de 2015, uma vez que exigiu 10 anos de trabalho de 52 especialistas, uma equipe de tradutores de latim, investigações em arquivos de Portugal, Brasil, Espanha, França, Itália, México e Inglaterra.

A doação foi feita pelo Diocesano, sendo entregue pelo diretor da instituição, Padre Vicente Zorzo. “As obras se tornam uma referência de toda a construção da sociedade. Antônio Vieira foi uma presença marcante na história, nos fazendo entender sobre o fenômeno humano e a preocupação pelo bem de todas as pessoas. Com o auxílio das obras, podemos evitar cometer erros que marcaram o passado”, afirmou.

O presidente da APL, Nelson Nery Costa agradeceu o presente e indicou para a importância da obra do Padre Antônio Vieira, que passará a compor o acervo de títulos mantidos pela Academia Piauiense de Letras. “É um presente para a Academia a obra do Padre Antônio Vieira, a Academia inclusive já havia até se adiantado um pouco, com o lançamento da obra O Sertão de Ibiapaba que é um registro de próprio punho do Padre Antônio Vieira”, indicou.

Na ocasião, Nelson Nery Costa retribuiu o presente do Diocesano entregando à instituição a primeira parte da Coleção 100 anos.

Comentários