Arte e Cultura

APL ganha reforma e Museu da Cultura Literária Piauiense

Na ocasião também homenageadas personalidades com a Medalha do Centenário da APL

Domingo - 11/03/2018 às 14:03



Foto: Secult Foto
Foto

A sede da Academia Piauiense de Letras (APL) ganhou reforma e modernização, além de um Museu da Cultura Literária Piauiense. O prédio foi pintado, climatizado, com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC). A entrega da reforma do Museu aconteceu durante solenidade nesse sábado (10).

Na ocasião, o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, foi homenageado com a Medalha do Centenário. "Agradeço imensamente a honraria e fico muito feliz, pois, no momento em que a Casa completa seu primeiro centenário, estamos entregando uma Academia nova e moderna. Também estamos junto ao Governo do Estado lançando 100 novos títulos, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Além disso, pessoalmente, como deputado, estou direcionando uma emenda parlamentar para a reforma do auditório da Academia, valorizando ainda mais esse prédio, que é um importante corredor cultural de Teresina", diz Fábio Novo.

A honraria foi entregue para 16 personalidades. Atualmente, a APL possui uma biblioteca com 16 mil títulos, sendo 6 mil de autores piauienses.  O museu, instalado na sede da academia, possui quadros, fotografias, obras literárias antigas, além de objetos pessoais pertencentes a imortais que foram membros da entidade.

“Estamos comemorando 100 anos da Academia e o museu retrata bem essa história", afirma o presidente da Academia Piauiense de Letras, Nelson Nery Costa. Ele explica ainda que as personalidades homenageadas prestaram relevantes serviços à cultura e à APL.

Fonte: Secult

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: