Economia

Apicultoresdo PI participam da 7ª Conferência Brasileira de APLs

apicultores Piauí participam

Quinta - 10/12/2015 às 22:12



Divulgar produtos, trocar experiências e estabelecer novos contatos. Esses são alguns dos benefícios para os expositores da 7ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais, na avaliação de Sebastião Costa Melo, diretor-presidente da Associação de Apicultores de Campo Maior (APICAM), localizada no Piauí.

Ao lado de outras entidades, a associação participa do evento graças ao apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A conferência acontece até esta quinta-feira (10), no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília (DF). Entre os produtos selecionados pela APICAM para exposição no local estão o mel, própolis, cera de abelha e pólen. Hoje, a entidade conta com 88 apicultores que recebem o apoio da Codevasf.

“Desde que tivemos a sorte de receber o apoio da Codevasf, com a instalação de uma casa de mel, um entreposto de mel e cursos de capacitação, crescemos muito e conseguimos nos organizar. Isso impacta diretamente nas nossas famílias que retiram o sustento diário dessa atividade. É a nossa grande recompensa”, conta o apicultor, que atua na apicultura desde os 14 anos.

De acordo com o presidente da entidade, a produção de mel diminuiu um pouco nesses últimos quatro anos devido a seca que assolou o município de Campo Maior (PI). No entanto, os apicultores estão com melhores perspectivas para a próxima estação chuvosa. “Nossa expectativa é de produzir no próximo inverno cerca de 60 toneladas de mel”, explica.

Outra entidade apoiada pela Codevasf presente na Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais é a Associação dos Apicultores de Bocaiúva (APIBOC), do município de Bocaiúva, no norte de Minas. Entre os produtos trazidos para o evento, destacam-se o mel floral e o de aroeira. Ivan Pereira de Almeida, presidente da entidade, explica o diferencial desses produtos. “Eles possuem propriedades medicinais interessantes”, conta o apicultor.

Os produtos da APIBOC são vendidos para o mercado local, exportados e também nas compras públicas do governo federal, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Para o presidente da Associação dos Apicultores de Bocaiúva, a participação da entidade na conferência é importante para divulgar os produtos e trocar experiências. "Esses eventos são muito interessantes. A gente conhece novas experiências de apicultores de outras regiões, como na área de comercialização, além de possibilitar a venda e a divulgação do nosso produto", destaca o apicultor.

Para o gerente de Desenvolvimento Territorial da Codevasf, Walber Santana dos Santos, o evento é uma vitrine das ações realizadas pela Codevasf e pelo Ministério da Integração Nacional (MI).

“Até o momento, nós já entregamos cerca de 3,6 mil kits de apicultura e construímos diversas casas de méis em municípios da nossa área de atuação. Ao todo, já investimos cerca de R$ 40 milhões no fortalecimento da apicultura”, destaca o gerente da Codevasf.

“A Codevasf, como principal braço executor do Ministério da Integração Nacional na execução das Rotas da Integração, trabalha para o fortalecimento da produção de mel na sua área de atuação”, finaliza. Ouça: https://soundcloud.com/codevasf/gerente-de-desenvolvimento-territorial-da-codevasf-fala-da-importancia-da-conferencia-de-apls

Os produtos estão sendo expostos no estande do Ministério da Integração Nacional (MI), até esta quinta-feira(10). O evento acontece no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília.

Fonte: Codevasf

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: