Brasil

Apagão regional atingiu Teresina e outras capitais do Nordeste.

apagão nordeste investiga chesf

Quarta - 28/08/2013 às 19:08



Uma falta de energia atingiu todo o Nordeste, na tarde desta quarta-feira. de acordo com as primeiras investigações, a queda de energia aconteceu por volta das 15h15.

O motivo ainda é desconhecido. Segundo o superintendente de operações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, o apagão atingiu, de fato, todo o Nordeste. As causas ainda são desconhecidas. "Como o sistema elétrico é interligado, pode ser até que a causa tenha origem fora da região", comentou rapidamente.

No Piauí p apagao atingiu praticamente todo o estadoalém da Capital e psestadosl da Paraíba, Alagoas, Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O superintendente de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, confirmou a queda de energia no Nordeste. 


Confira matéria douol sobre o assunto

Um apagão atinge todos os Estados do Nordeste do país desde o início da tarde desta quarta-feira (28).
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou que foi comunicada da falha, considerada internamente como de "grandes proporções".

A agência foi informada pelo ONS (Operador Nacional do Sistema) de que a transmissão de energia na região caiu de 10 mil megawatts para mil megawatts, ou seja 10% do nível normal.

A causa do problema, entretanto, ainda não foi encontrada.

Já há confirmações de falta de energia em Teresina, Salvador, Fortaleza, Recife, Maceió, Natal e João Pessoa, entre outros municípios. Em São Luis, no Maranhão, não houve apagão, mas a Cemar (distribuidora de energia do Estado) confirmou que falta luz em regiões do interior do Estado.

A energia começa a voltar aos poucos em algumas cidades, como em Fortaleza.

A energia faltou por volta das 15h15. A Coelce (Companhia Energética do Ceará) diz ainda não ter informações sobre quantos municípios foram afetados pelo apagão e que está apurando as causas.

A Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) confirmou a queda de energia no Estado, e informou que ainda apura a extensão da falha.

Um executivo da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) disse à Folha que o apagão atinge várias cidades do Nordeste e que a companhia ainda está avaliando a extensão do problema.

O Ministério de Minas e Energia também está apurando as causas dos problemas.

Embora ainda não tenha informações detalhadas sobre a causa e a magnitude, a Folha apurou que o governo orientou seus técnicos a religar toda a área afetada ainda durante o período da tarde.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) está iniciando a preparação para retomar o fornecimento de energia para as áreas atingidas, segundo sua assessoria.

O procedimento de investigação desse caso de falta de energia deve seguir o mesmo modelo dos anteriores, de acordo com a Aneel.

O ONS encaminhará uma carta convocando Ministério de Minas e Energia, Aneel e possíveis agentes envolvidos para discutir o problema. O grupo irá se debruçar sobre o relatório técnico do caso, chamado de "relatório de análise da perturbação".

TRANSTORNOS

Em Salvador, em apenas uma rua no bairro da Pituba, região nobre da cidade, cinco prédios registravam pessoas presas nos elevadores.

Felipe Plessim, 27, conversou com a Folha enquanto estava preso no elevador de seu prédio. Afirmou que estava indo para a faculdade e que provavelmente perderá as aulas, mas que a situação estava tranquila porque ainda conseguia falar pelo celular.

No Piauí, o apagão afetou todos os 224 municípios no Estado, causando transtornos principalmente nos hospitais e trânsito. É a segunda vez que o Piauí sofre apagão neste ano. Em janeiro, a capital piauiense e outras 32 cidades do Estado registraram queda de energia.

Em Fortaleza, o blecaute afetou o funcionamento da sinalização de trânsito e já causa engarrafamentos pela cidade. Um hospital particular suspendeu o atendimento de emergência em casos mais simples em razão da impossibilidade de realização de exames.

HISTÓRICO

Desde setembro do ano passado, quando Dilma anunciou que haveria um corte médio de 20% nas tarifas de energia aos consumidores a partir deste ano, ocorreram seis blecautes de grandes proporções em diversos Estados brasileiros.

No ano passado, as falhas no fornecimento de energia fizeram o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) vir a público para tranquilizar a população.

Na época, ele disse que não haveria racionamento de energia elétrica no país "nem agora, nem nunca mais".

No último apagão de 2012, mais de 3,5 milhões de consumidores, em 12 Estados, ficaram sem luz por uma hora.

Fonte: Da redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: