Esportes

Aos 69 anos Niki Lauda quer voltar à F1

Tricampeão mundial e atual chefe não-executivo da Mercedes ainda precisa ser amparado para se locomover, mas está determinado a estar na última corrida do ano

Sexta, 16/11/2018 às 16:11



Foto: AFP Niki Lauda
Niki Lauda

Fora das corridas da F1 desde o GP da Inglaterra, o chefe não-executivo da Mercedes e tricampeão mundial Niki Lauda está determinado a voltar ao paddock na prova de encerramento do Mundial, daqui a pouco mais de uma semana, em Abu Dhabi. Lauda foi submetido a um transplante de pulmão no começo de agosto e recebeu alta no fim de outubro, mas só anda amparado. No entanto, o ex-piloto, que já está liberado para viajar de avião, se sente em condições, comentou o consultor da equipe RBR e amigo de Lauda, o também austríaco Helmut Marko.

- Eu conversei com Niki. E ele está determinado a fazer seu retorno em Abu Dhabi. Ele já organizou um médico para acompanhá-lo. No momento, Niki não consegue nem dar um passo sem ajuda. Ele não conseguia nem segurar uma bengala. Mas nós o conhecemos. Quando ele estabelece um objetivo, ele o segue impiedosamente - explicou Marko ao jornal suíço "Blick".

Não há nenhuma posição oficial da equipe Mercedes em relação ao possível retorno de Lauda a um paddock da Fórmula 1. Mas Helmut Marko, que conhece Lauda há quase 50 anos, não duvida que o amigo supere mais um obstáculo em sua vida para estar de novo no ambiente no qual mais está acostumado:

- Seria como em 1976, após o acidente com fogo em Nürburgring. Seu corpo queimado gritou de dor pelo descanso, relaxamento e paciência. Sabemos que após 40 dias ele treinou em Monza em uma Ferrari. Depois de 42 dias, ele terminou em quarto no Grande Prêmio da Itália. Foi um dos maiores retornos da história do esporte. E é por isso que confio em Niki em tudo. A loucura vai acompanhá-lo até Abu Dhabi!

Recuperação lenta e homenagem

Niki Lauda pegou uma forte gripe quando descansava em Ibiza, na Espanha, em julho. O tricampeão não melhorou e pegou seu avião particular rumo à Áustria, onde se internou no Hospital Geral de Viena. No entanto, o quadro evoluiu para uma pneumonia severa, e os médicos detectaram a urgência de um transplante de pulmão pois a infecção era grave.

Segundo foi informado posteriormente, Lauda teria poucos dias de vida sem o transplante, realizado em 2 de agosto, 42 anos e um dia após o grave acidente sofrido pelo austríaco no GP da Alemanha de 1976. Na batida, a Ferrari se incendiou, e Lauda ficou queimado, além de inalar gases tóxicos. Diga-se, apesar de os pulmões terem sido afetados no acidente, o problema que resultou no transplante nada teve a ver com isso.

A cirurgia, realizada num hospital que é referência neste tipo de procedimento, foi bem sucedida, mas nos dias seguintes o tricampeão enfrentou problemas com o rim, também transplantado. Superada mais essa dificuldade, Lauda se recuperou por mais dois meses no hospital, sempre mantendo contato com o diretor esportivo da Mercedes, Toto Wolff, e amigos.

No dia 24 de outubro, Niki finalmente recebeu alta. Lauda, que não tem redes sociais, até hoje não teve nenhuma imagem divulgada desde que se internou, ainda em julho. Durante todo esse período, o austríaco recebeu diversas homenagens, a última durante o fim de semana do GP do Brasil, com uma faixa estendida no paddock de Interlagos.

Fonte: globoesporte.com

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: