Educação

Antonino Freire inicia curso de Português e Secretaria Escolar

A capacitação é voltada para professores e profissionais que atuam nas secretarias das escolas da rede pública

Quarta - 26/04/2017 às 13:04



Foto: divulgação Instituto Antonino Freire
Instituto Antonino Freire

O Centro de Formação Antonino Freire iniciou, nessa terça-feira (25), dois cursos de formação continuada. Um voltado para professores de Língua Portuguesa, com o tema "Matrizes Curriculares e seus descritores para o ensino de Língua Portuguesa: um recorte da Base Curricular Nacional da Educação Básica" e outro de formação continuada em Secretaria Escolar, voltado para os profissionais que atuam nas secretarias das escolas da rede pública. A aula inaugural do curso de formação continuada em Língua Portuguesa teve como tema "Avaliações de rede, avaliação externa e cotidiano escolar. Formação docente e as diretrizes curriculares da Educação Básica".

Na abertura, a professora Maria José Sales fez uma exposição, traçando o percurso histórico das avaliações externas usadas no Brasil desde 1985, quando surgem as primeiras discussões sobre a importância de ser implantado um sistema de avaliação em larga escala no Brasil, até 2017, ano em que serão avaliadas as disciplinas de Português e Matemática por meio do Saepi, por exemplo.

O primeiro módulo do Curso de Secretaria Escolar tratou sobre as relações interpessoais no ambiente de trabalho. "Esse trabalho com os secretários das escolas é de suma importância porque o trabalho dess profissional envolve muito atendimento. Ele é a primeira pessoa que se tem contato em uma escola, então estamos trabalhando as relações interpessoais", explica a professora Luciana Maria de Sousa Silva.

Durante a abertura do curso, o diretor de Formação do IEAF, Sebastião Ferreira, falou em nome da direção do centro destacando a importância da formação continuada, tanto para os professores da rede pública, quanto para os profissionais que fazem a logística e o apoio nas escolas, como secretários por exemplo.  Para a secretária da Unidade Escolar Severiano Sousa, Luciana Machado, o curso é uma oportunidade de nortear como deve ser feito o trabalho na secretaria da escola e está correspondendo às expectativas da turma.

O próximo módulo do curso de Língua Portuguesa será no dia 02 de maio com o tema: "Diretrizes Curriculares na Base Nacional Curricular, Matriz de Referência da Língua Portuguesa, Competência, Habilidades e Descritores". No curso de Secretaria Escolar, o próximo módulo será realizado dia 23 de maio e vai tratar sobre o tema "Gestão Democrática e a Secretaria Escolar".

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: