Concursos

Antonino Freire abre inscrições para curso de Agente de Portaria

O curso inicia dia 30 e as aulas serão realizadas semanalmente.
Fonte: CCOM | Editor: Redação 09/10/2017 11:27
Instituto Antonino Freire Instituto Antonino FreireFoto: divulgação

Estão abertas as inscrições para o curso de Agente de Portaria - Defesa Pessoal que inicia dia 30 deste mês, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire. O curso tem duração de 120 horas e as aulas são realizadas semanalmente, das 14 às 18h. Para viabilizar a formação, o centro firmou parceria com a Secretaria de Estado da Segurança, por meio do Rone/PI, que vai ministrar alguns dos módulos do curso.

De acordo o gerente de Formação, Rogério Oliveira, o projeto é piloto e visa atender prioritariamente as quatro Gerências Regionais de Educação (GREs) de Teresina, a 18ª, 19ª, 20ª e 21ª GREs. "Com esse curso, nós queremos proporcionar as competências e habilidades mínimas para que os agentes de portaria possam assumir com mais segurança o seu papel nas escolas da rede estadual de educação", explica o gerente.

Segundo Rogério, verifica-se a necessidade desses profissionais dominarem, além de técnicas de defesa pessoal, também habilidades interpessoais. "Na perspectiva de entender que esses profissionais por interagir com os alunos também fazem parte do processo de formação dos educandos. Vamos trabalhar não apenas a parte prática, mas também um conjunto de habilidades para que esses profissionais possam melhorar o desempenho de seu trabalho", justifica Oliveira.

A programação do curso, segundo Rogério, disponibilizará um módulo voltado para relações interpessoais, um módulo que trata dos direitos e deveres para que esses profissionais possam conhecer todo o referencial do plano nacional e também no plano estadual, além de um módulo para que eles possam lidar com situações de violência, principalmente situações surpresa em que possam vir a ocorrer na escola.

A iniciativa, segundo a coordenação do curso, visa também atender orientações do Plano Nacional de Educação, do Plano Estadual de Educação, bem como do Plano de Cargos Carreiras e Salários do Estado do Piauí, dentre outros documentos que dão embasamento legal ao trabalho desenvolvido por esses profissionais.

Comentários

Matérias Relacionadas