Geral

Análise de hormônios explica dificuldade para reprodução dos pandas

pandas reprodução estudos complexo

Domingo - 08/04/2012 às 13:04



Foto: ig Estudo mostrou que acasalamento de pandas é ainda mais complexodo que se pensava
Estudo mostrou que acasalamento de pandas é ainda mais complexodo que se pensava
 Para que um novo filhotinho de panda gigante seja gerado é preciso muita sincronia por parte do casal e é isso que faz com que a reprodução da espécie seja tão difícil.

Pesquisadores descobriram que não só as fêmeas, mas os pandas gigantes machos também apresentam sazonalidade reprodutiva. As ondas de atividade reprodutiva nos machos ocorrem de três a cinco meses antes de fêmeas entram no cio, para que eles tenham tempo de se preparar para a cópula. A descoberta revela mais uma complicação para a já intrincada reprodução de uma das espécies que mais correm risco de extinção no mundo.

De acordo com Cooper Aitken-Palmer, do Instituto de Conservação Smithsonian, embora seja uma o período de acasalamento seja muito curto, é raro que ocorra descompasso entre machos e fêmeas. O difícil é os machos identificarem as fêmeas que estão no cio. “As mudanças que ocorrem durante o pico de capacidade reprodutiva dos machos os ajudam a procurar e identificar as fêmeas receptivas”, disse ao iG. O cio das fêmeas ocorre apenas uma vez por ano entre fevereiro e maio e dura apenas de 24 a 72 horas.

Com o estudo que durou três anos e analisou oito pandas machos em cativeiro na China, mostrou que para ser bem sucedido na cópula, o macho enfrenta alterações hormonais antes do período de acasalamento. “Estas alterações precisam ocorrer cerca de três meses antes para guiar comportamentos reprodutivos que permita que os machos distinguam as fêmeas no cio a partir de vocalizações, rastos olfativos e estimulo da atividade locomotora”, disse.

Estima-se que existam apenas 1600 pandas na natureza e, de acordo com os pesquisadores, o entendimento sobre a regulação das funções reprodutivas dos machos vai ajudar na melhoria dos programas de reprodução assistida dos pandas em cativeiro. A reprodução de pandas é algo muito difícil, para se ter uma ideia, o Zoológico de Edinburgo criou um “túnel do amor” para que um casal de animais não perca o período de acasalamento.

Apesar da estratégia criativa, o acasalamento fracassou. Os animais demonstraram interesse mútuo, mas não chegaram a produzir nenhuma cria. Agora será preciso esperar um ano para que ocorra a próxima possibilidade de acasalamento do casal de pandas gigantes do zoológico escocês.

“Os pandas gigantes certamente apresentam desafios únicos para os programas de reprodução. Entre os ursos, os pandas são os que têm o menor período de cio. Identificar o período do cio e a ovulação correspondente têm sido um dos maiores obstáculos”, disse.

Fonte: ig

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: