Brasil

Amazônia: Cemitério indígena de 500 anos é encontrado

Descoberta chamou a atenção dos arqueólogos pela forma como foi encontrada

Sexta - 31/08/2018 às 15:08



Foto: Portal Amazônia Cemitério indígena na Amazônia
Cemitério indígena na Amazônia

Um cemitério indígena intocado foi encontrado na Amazônia por arqueólogos do Instituto Mamirauá. Ao todo, foram escavadas nove urnas funerárias da chamada Tradição Polícroma - conjunto de cerâmicas da pré-história sul-americana. "Urnas funerárias como as que foram encontradas são comuns pela Amazônia brasileira e nas partes amazônicas de países como Peru e Equador", afirma Eduardo Kazuo Tamanaha, arqueólogo do Instituto Mamirauá.

"Mas os pesquisadores costumam recebê-las da mão de moradores do local, que de fato encontram os artefatos e os retiram da terra. Agora, escavar e encontrar uma cova com as urnas dessa cultura, do jeito que estavam, e realizar todo o registro científico, é algo inédito", completa.

Os pesquisadores descobriram o cemitério em julho na comunidade Tauary. De acordo com o UOL, as urnas estavam enterradas a uma profundidade de 40 centímetros da superfície. A descoberta chamou a atenção dos cientistas pela forma como foi encontrada.

"As urnas funerárias têm rostos desenhados, o interessante é que nenhum desses rostos estava 'olhando' para outro. Se uma urna foi enterrada com o rosto para cima, a urna ao lado dela estava 'olhando' para baixo, e a seguinte estava enterrada de lado. É como se elas não quisessem olhar uma para a outra. As urnas seguiam uma ordem, claramente elas foram enterradas daquele jeito e foi intencional", comentou Tamanaha.

Fonte: Notícias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: