Educação

Alunos ocupam áreas da Faculdade de Comunicação da Pucrs contra PEC de gastos

O movimento começou após decisão de uma assembleia convocada pelos Centros Acadêmicos Arlindo Pasqualini (CAAP)

Quinta - 10/11/2016 às 14:11



Foto: RBA No ano passado, os secundaristas barraram a reorganização com protestos e ocupação de escolas
No ano passado, os secundaristas barraram a reorganização com protestos e ocupação de escolas

Alunos da Faculdade de Comunicação (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do RS (Pucrs) ocuparam salas da unidade na noite desta quarta-feira (9) dentro da mobilização nacional lideradas por universitários contra a aprovação da PEC que limita gastos do governo federal. O movimento começou após decisão de uma assembleia convocada pelos Centros Acadêmicos Arlindo Pasqualini (CAAP) e Diretório Acadêmico Manuel Bandeira (Damb) na sede da Famecos. Pouco antes da ação, cartazes anunciavam "Pucrs Ocupada". 

Acordo com a reitoria, segundo a comissão dos estudantes, no começo da madrugada desta quinta-feira (10), teria assegurado a permanência em áreas internas do prédio. Assessoria de imprensa informou que a administração da universidade se reuniu pela manhã para avaliar a ocupação. Em nota, a Pucrs confirmou a ocupação, disse que é pacífica e que as aulas são normais nos cursos da Famecos.     

Os estudantes chegaram correndo aos gritos e sons de apito ao hall de entrada da faculdade, localizado próximo ao pórtico da instituição, na avenida Ipiranga. Seguranças privados da universidade estavam no local e tentaram impedir a ação, afastando os manifestantes. Eles empunharam e ameaçaram os estudantes com cassetetes tentando afastá-los da porta de entrada. Em coro, o grupo reagiu gritando "fascistas". Uma jovem aparece com as mãos na cabeça e depois manchas que indicam sangue no pescoço. 

Acordo permite permanência em áreas internas

Professores e alguns estudantes buscaram negociação com a reitoria da Pucrs por volta da meia-noite. A comissão que faz a interlocução estima que 25 estudantes estejam em salas da faculdade. No hall, também foram instaladas barracas por mais estudantes. Uma viatura da Brigada Militar (BM) chegou a ir ao local por volta de meia-noite, em frente ao campus, mas depois saiu. Notícias da ocupação teriam motivado a passada pela região. 

Por volta das 2h, a comissão informou que houve acordo com representantes da reitoria permitindo que os manifestantes fiquem em uma sala ou corredor do prédio. Eles estão no segundo piso do prédio.

Na página do Facebook do CAAP, um post feito pelo centro acadêmico anuncia "Famecos ocupada". "Foi unânime a decisão de ocupar a Faculdade de Comunicação Social da Pucrs pelos estudantes de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Letras. A assembleia geral convocada pelo CAAP e Damb. Ocupamos para nos somarmos às paralisações nacionais contra a PEC 241 / PEC 55", explicam os integrantes das entidades.

Além de listar impactos a área da saúde e previdência da PEC, o CAAP e Damb dizem que as emendas vão afetar o programa de Financiamento Estudantil (Fies) e Prouni. "Bolsas de iniciação científica e o empregos dos professores também ficam comprometidos. É por esses e outros muitos motivos que resistimos e convidados todos e todas a se somarem."

A mensagem ainda ressalta que o movimento "não conta com lideranças políticas ou qualquer tipo de hierarquia". "Este movimento é horizontal e todas as decisões serão tomadas em assembleia." Além disso, no começo da manhã, um novo post com alerta de "Urgente" convocava "pessoas dispostas a ajudar na ocupa agora". "Venham pra Famecos", diz a mensagem.

A ocupação dos alunos da Famecos é a primeira em uma universidade privada no Rio Grande do Sul. A Ufrgs registra o maior número de unidades na mobilização no Estado. No País, segundo a página Ocupa Tudo Brasil, há quase 180 campi universitários com os protestos, além de centenas de escolas de Ensino Médio e institutos técnicos e tecnológicos. 

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: