Alunos do Liceu participam de palestra motivacional sobre Obmep

Os mais de 700 alunos do ensino médio do Liceu já estão inscritos na 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas


Liceu

Liceu Foto: TV Verdes Campos Sat

Os mais de 700 alunos do ensino médio do Liceu já estão inscritos na 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Os alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Zacarias de Góes, o Liceu Piauiense, participaram, nessa terça-feira (11), de uma palestra motivacional sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A palestra tem como tema “Jornadas Olímpicas: divulgando a Obmep nas escolas, sensibilizando alunos mestres e gestores”.

O palestrante, professor Newton Santos, que é um dos coordenadores para iniciação científica júnior da Universidade Federal do Piauí, revela que o objetivo é estimular o estudo de matemática, bem como bom desempenho na Olimpíada. “Para ser medalhista ou menção honrosa, o aluno não precisa ser um gênio. Precisa ser focado, ter tranquilidade para ler a prova, mentalizar o problema e resolvê-lo”, destaca o professor, que acrescenta: “A premiação pode mudar a vida de um aluno. Abre a possibilidade para a iniciação cientifica júnior, bolsas em cursos superiores, em pós-graduações, as portas se abrem”.

O aluno John Willy cursa o 2º ano do ensino médio no Liceu e espera um resultado ainda melhor na Obmep deste ano. “Em 2016, fiz a prova da Obmep, mas não consegui passar da primeira fase. Este ano estou me dedicando mais aos estudos, tanto que vim conferir a palestra, e pretendo conseguir uma medalha, para depois ter acesso aos benefícios que a olimpíada proporciona”, relata o estudante.  

A técnica da Seduc, Lafayette Carvalho, explica que os mais de 700 alunos do ensino médio do Liceu já estão inscritos na 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. “A intenção é estimular a participação de todos e o maior envolvimento do corpo escolar, nessa que é a maior competição de matemática do mundo. Visto isso, a iniciativa foi maravilhosa, os alunos receberam bem a proposta e o apoio da Seduc foi total”, destaca Lafayette.

O superintendente de Ensino da Seduc, professor Carlos Alberto, destaca que "a parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Universidade Federal do Piauí, as secretarias municipais de Educação e outras instituições em prol da matemática e da Obmep faz com que o Piauí, a cada ano, evolua no quadro de medalhas e se destaque em nível nacional, influenciando, inclusive, nas boas notas do Ideb de alguns municípios do estado".

É importante que as escolas valorizem as conquistas dos seus alunos na Obmep, inclusive a participação na primeira fase, aprovação para a segunda. O Piauí tem exemplos alunos de escolas públicas que se transformaram em doutores, pesquisadores e fizeram intercâmbio por meio da Obmep.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: