Ciência & Tecnologia

Alunos do IFPI disputam competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS

Os alunos 17 Estados e Distrito Federal projetaram carros para participar da competição
Fonte: Ascom/Baja SAE BRASIL | Editor: Da Redação 24/02/2019 12:45
Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estradaFoto: Divulgação

Estudantes de cursos de engenharia de todo Brasil participam da 25ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, de 20 a 24 de fevereiro, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, Interior paulista, ao lado da Fatec – SJC. Os universitários, organizados em 87 equipes inscritas na competição, representam 84 instituições de ensino superior de 17 Estados do País, mais Distrito Federal. O Piauí é representado por alunos do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Teresina Central, com o Carro 40 - IFPI Baja.

A competição estudantil reúne cerca de 1,7 mil alunos e termina neste domingo, 24, com Enduro no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). No total, 17 estados e o Distrito Federal participam da competição.

Os veículos Baja SAE são projetados e construídos pelos próprios estudantes nas universidades, sob orientação de professores. Cada projeto é avaliado por juízes, engenheiros especializados da indústria automotiva, em provas estáticas e dinâmicas, como aceleração, manobrabilidade, velocidade máxima, tração e enduro de resistência. Além de projetar e construir os carros cabe aos alunos organizar e gerenciar as equipes responsáveis por todo o trabalho, que inclui a viabilidade econômica do carro.

Com três equipes a mais que em 2018, a etapa nacional da Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS qualificará três equipes que alcançarem as melhores pontuações na soma geral das provas a representar o País na competição mundial, Baja SAE Rochester (6 a 9 de junho, Rochester Institute of Technology, NY, EUA), promovida pela SAE International.

Carros - O Baja SAE BRASIL são monopostos de estrutura tubular em aço para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, capazes de transportar pilotos com até 1,90m de altura, com peso de até 109 kg.

Histórico - O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, e a primeira competição norte-americana realizada em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE BRASIL, que, em 1994, lançava o Projeto Baja SAE BRASIL e no ano seguinte, 1995, realizava a primeira competição nacional, na pista Guido Caloi, bairro do Ibirapuera, capital paulista. Em 1996 a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até o ano de 2002 e depois seguiu para o Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, interior de São Paulo, onde ficou até 2015, e passou para o endereço atual - São José dos Campos - em 2016.

Comentários