Educação

Alunos de escolas estaduais são aprovados para Medicina

Os alunos da rede estadual também foram aprovados para Direito, Engenharia Civil, entre outros cursos mais concorridos

Terça - 29/01/2019 às 13:01



Foto: Divulgação Alunos da rede estadual aprovados em Medicina
Alunos da rede estadual aprovados em Medicina

As escolas da rede estadual de educação comemoram o resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SISU) que foi divulgado nessa segunda-feira (28). De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), somente nesta primeira chamada. 39 alunos foram aprovados para os cursos mais concorridos, como Medicina, Direito e Engenharia Civil.

Uma das alunas aprovadas para medicina é Melissa Miranda Lustosa Sousa, aluna do Centro de Educação em Tempo Integral (CETI) Pedro Sá, de Oeiras. Melissa foi aprovada em 2º lugar dentre as seis vagas de Medicina para estudantes cotistas, na Universidade Federal do Piauí (UFPI) de Parnaíba.

"Com ajuda dos professores, que sempre nos incentivavam, eu me dediquei principalmente às matérias em que eu tinha dificuldade e que eram mais significantes no Sisu. Terminei ensino médio com uma boa nota, mas não foi suficiente pra Medicina. Fiz um ano de cursinho preparatório e foquei no que eu havia feito de errado no ano anterior, aprimorando meu conhecimento. Fiz muitos exercícios, tirei dúvidas com os professores e cuidei também da minha saúde mental, que é muito importante durante o ano de preparação. Dessa forma, minha nota aumentou bastante e eu pude alcançar a aprovação", revela Melissa.

O diretor da escola de Melissa, Edgar Sousa, observa os esforços da escola para que conseguissem 15 aprovações até o momento. "É um resultado excepcional dos nossos alunos. Ações como aulas dinâmicas, realização de projetos que elevam à aprendizagem, professores compromissados, além de procurar trazer a família para parte deste processo, dando suporte que alia conhecimento e resultado são fatores que contribuíram para nosso bom desempenho", destaca. A escola também teve a aluna Laynara Vitória Vieira aprovada para Medicina na UNIVASP (PE).

Também passaram para Medicina na UFPI o estudante João Victor Uchôa, que cursou o Ensino Médio no CETI Didácio Silva, Lívia Rocha Santos, da U.E São Paulo, José Alessandro Santos e Antônia Márcia Sousa Cardoso, ambos da Unidade Escolar Venância Lages Veloso, de Cabeceiras do Piauí, e Camila Maria Coelho de Moura, aluna da U.E. Dom Joaquim do Rêgo, da zona rural de Ipiranga do Piauí. Para Medicina na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi aprovado até agora Alysson Alves, da U. E. Luís Teixeira, de Luzilândia.

A coordenadora pedagógica da Escola Estado de São Paulo, Gil Carla, comemora o resultado da aluna Lívia Rocha e dos demais aprovados da escola. 

"Professores e alunos estão de parabéns pelo empenho e dedicação. A escola pública também apresenta bons resultados para a sociedade piauiense. Isso é a soma de união, compromisso e responsabilidade de todos que formam a UEESP", afirma a coordenadora.

O secretário da Educação, Hélder Jacobina, destaca que a Seduc está fazendo o levantamento de quantos alunos foram aprovados, ao todo, na primeira chamada do Enem. "Agora vamos aguardar mais resultados positivos desse Enem 2018 e continuar as ações da Seduc para o exame de 2019", completa.

Alunos da rede estadual são destaque em aprovações

O Ceti Didácio Silva é sucesso em aprovações.  A aluna do Ceti Didácio Silva, Luiza Cavalcante Ribeiro, foi a 1ª colocada no curso de Direito, da Universidade Federal do Piauí, nas cotas para alunos de escola pública.

Luiza, que cursou o Ensino Médio no Ceti Didácio, diz que está muito feliz com o resultado. "Esperava passar, mas não achei que seria em primeiro lugar. Estou muito feliz porque realmente me esforcei muito ao longo do ano. Estou com uma sensação de dever cumprido recebendo esse resultado. Isso só comprova que quando a gente se esforça, o resultado vem", declara a mais nova caloura da Ufpi.

Luiza Cavalcante Ribeiro passou para Direito na UFPI(Luiza Cavalcante Ribeiro passou para Direito na UFPI)

Outro excelente resultado veio da cidade de Oeiras, onde o aluno Lucas Evangelista, estudante do CETI Desembargador Pedro Sá, conquistou o 1º lugar em Direito (UESPI -Floriano), no sistema de cotas.

Em Luzilândia, o destaque é para a estudante da U.E Luis Teixeira, Pamylla Samara Martins Lopes, 1ª colocada no curso de engenharia civil da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e para o aluno Hyllan  Rocha ,  1º  lugar em Matemática no Instituto Federal do Piauí. Em Campo Maior, temos o aluno José Tallyson da Silva, que foi 1º colocado para o curso de administração no Instituto Federal do Piauí DE Campo Maior.

Em Teresina, o Centro Estadual de Tempo Integral João Henrique de Almeida Sousa comemora a aprovação da estudante Maria Eduarda Araújo Vieira, primeira colocada no curso de Turismo da UESPI e do aluno Antonio Vitor Ferreira da Silva, primeiro lugar no curso de informática no IFPI - Teresina.

O CETI José Alves Bezerra comemora a aprovação dos alunos Aristóteles Feitosa Leal, primeiro colocado em  Engenharia Elétrica, na UNIVASF- Universidade Federal do Vale do São Francisco e Ezequiel Bezerra da Silva, 1° Lugar em Matemática, na UFPI - Universidade Federal do Piauí.

Alunos da rede estadual são destaques em aprovações

Fonte: Seduc

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: