Alunos da UFPI ocupam reitoria em protesto contra fechamento de curso


Alunos ocupam reitoria da UFPI

Alunos ocupam reitoria da UFPI Foto: Reprodução/Whatsapp

Estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo ocuparam a reitoria da Universidade Federal do Piauí, campus Ministro Petrônio Portela, na manhã desta terça-feira (8). Eles reivindicam a publicação do edital do vestibular para o curso, que não ofertou vagas para este ano.

Segundo os estudantes, a instituição está há um ano sem receber novos alunos do curso e vão permanecer no salão nobre da reitoria até que o edital seja publicado. Os alunos temem que o curso seja extinto na UFPI.

Ao chegarem no local, ainda houve confronto entre os estudantes e os seguranças da Universidade. Após discussão, os alunos conseguiram entrar no salão, eles alegam ainda que sofreram ameaças da equipe da segurança da UFPI.

O reitor da UFPI, professor Dr. José Arimatéia Dantas, compareceu à manifestação para renegociar a abertura do edital em questão. O reitor se comprometeu a publicar o edital o mais breve possível.

De acordo com a assessoria de comunicação da UFPI, o curso faz parte do programa Procampo, que foi cancelado pelo governo federal no ano passado. A assessoria comunicou ainda que o edital, com a oficialização de abertura de novas turmas do curso, deverá ser publicado em breve.

O curso Licenciatura em Educação no Campo é ofertado nos quatro campis da UFPI, em Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus.

Segundo o Movimento Nacional Por uma Educação do Campo, estes cursos de licenciaturas têm como objetivo central formar os camponeses para assumir a luta na construção de um projeto específico de educação associado ao projeto de desenvolvimento do campo pautado na sustentabilidade e no protagonismo dos camponeses.

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: