Educação

Alunos da rede pública participam de aula sobre educação patrimonial no Museu do Piauí

O evento inicia às 8h desta sexta-feira(5) e se estende até as 18h.

Quinta - 04/05/2017 às 16:05



Foto: Paulo Barros Museu do Piauí
Museu do Piauí

Alunos de três escolas da rede estadual de ensino participam, nesta sexta-feira (5), a partir das 8 horas, de aula sobre educação patrimonial no Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes (MUP). O evento #Vempromuseu é uma organização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Coordenação de Registro e Conservação, com apoio do Museu do Piauí e da Uninovafapi.

“O Museu do Piauí vive um momento de grande revalorização do patrimônio cultural e, junto com esse processo, foi criado o projeto #Vempromuseu, que tem como objetivo o incentivo do estudo patrimonial, que é de extrema importância para o conhecimento social, cultural e econômico de uma cidade. E, nesse momento, o foco é o ambiente escolar, daí o convite feito aos alunos da rede estadual de ensino”, afirma a coordenadora de Registro e Conservação da Secult, Patrícia Mendes.

O encontro começa às 8 horas e se estende até as 18 horas. Após a abertura, serão apresentados os temas dos artigos feitos por estudantes do curso de arquitetura da instituição. Alunos das escolas estaduais Liceu Piauiense, Benjamim Batista e Barão de Gurguéia vão assistir às palestras. Entre os temas abordados, estão “Casarão de Genu Moraes: patrimônio da cidade de Teresina-PI”, “Políticas públicas e particulares de preservação do patrimônio cultural” e “Encontro dos rios: memória da paisagem natural de Teresina”.

“Esses alunos que hoje fazem o Ensino Médio, daqui a pouco estarão no ensino superior e poderão levar um pouco do que aprenderam para outras escolas. Os artigos apresentados durante o #Vempromuseu também serão levados para o Congresso de Patrimônio, que será realizado em Parnaíba”, diz Kenya Soares, da Coordenação de Registro e Conservação e uma das coordenadoras do evento.

Para a coordenadora do Museu do Piauí, Dora Medeiros, a casa é um local ideal para fomentar esse tipo de discussão, já que se trata de um casarão centenário que deve ser preservado. “É importante que os estudantes saibam mais sobre o assunto, valorizem e ajudem a preservar o nosso patrimônio histórico”, completa Medeiros.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: