Educação

Alunos da EJA são aprovados no Sisu

Nesta quarta-feira (31) será realizado o Dia D das matrículas da Educação de Jovens e Adultos em Teresina.

Terça - 30/01/2018 às 12:01



Foto: Reprodução Sisu
Sisu

O sonho de cursar o ensino superior foi conquistado por matriculados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) ofertado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi realizada nessa segunda-feira (29) surpreendeu Marcelo Leal Borges Moura, aluno da Unidade Escola Teresinha Nunes, localizada na cidade de Picos. 

Natural da zona rural de Ipiranga, Marcelo Leal Borges Moura conseguiu realizar o sonho de entrar para a faculdade de Medicina na Universidade Federal do Maranhão. Para a diretora Ana de Araújo, a conquista é resultado do comprometimento  da escola com os alunos. 

"Sempre conversamos com os professores sobre prezar pela qualidade de ensino ao nosso alunado. Desde o mês de agosto, os professores trabalham mais as aulas visando o conteúdo para o Enem. Sempre tivemos aprovações, mas para Medicina é a primeira vez e nos deixa alegre saber que estamos no caminho certo", disse a diretora. 

Esforço, sacrifício e dedicação, também marcam a trajetoria da aluna do Ensino Jovens e Adultos Amanda Albuquerque Lopes Oliveira. A estudante da escola Shirley Costa Alves conquistou aprovação em primeiro lugar no curso de Licenciatura em Letras Português na Universidade Federal do Piauí (UFPI). "Não acreditei e minha prima viu meu nome na lista", relata Amanda.

Diante das dificuldades, a aluna conta que a unidade de ensino contribuiu de forma efetiva na conquista. "Eu assistia às aulas e sempre tinha ajuda de alguns professores. A escola tinha aulas nos sábados voltadas para o Enem também. Eu tinha horário de estudos, sempre estudava pelos livros da escola, mas eu sempre tive a ajuda de todos lá dentro, os professores sempre tentavam dar uma base e revisar assuntos voltados pro Enem", disse a estudante.

Matrículas na EJA 2018

Uma novidade este ano é a duração do Ensino Médio, que nesta modalidade será realizado em um ano e meio. Em 2018, a meta é atender a 200 mil alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Piauí. Além dos Centros de Ensino de Jovens e Adultos (Cejas), outras 384 escolas devem ofertar a EJA em 2018. 

Nesta quarta-feira (31) será realizado o Dia D das matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em Teresina, a mobilização será na Praça Rio Branco, a partir das 7h30, e no local serão realizadas matrículas, além de mostras das experiências exitosas dessa modalidade de ensino no Piauí. As aulas terão início no dia 19 de fevereiro.

"Esses resultados nos incentiva a trabalhar mais para a Educação de Jovens e Adultos continuar sendo uma alternativa de mudança na realidade dos piauienses por meio da educação. Faremos uma campanha de mobilização em todo o estado para que as pessoas se sintam motivadas. Queremos contribuir para a erradicação do analfabetismo funcional e o absoluto no Piauí", disse a secretaria de Estado da Educação, Rejane Dias.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: