Educação

Aluna do IFPI vai representar Rede Federal na Austrália

Maria Clara cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Fonte: IFPI | Editor: Alinny Maria 29/08/2018 09:02
Maria Clara Leal de Alencar é aluna do IFPI Floriano Maria Clara Leal de Alencar é aluna do IFPI FlorianoFoto: Divulgação

Maria Clara Leal de Alencar, aluna do Campus Floriano, ficou em primeiro lugar na seleção do CONIF, que enviará dois representantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica ao Acampamento de Jovens Líderes, que acontecerá durante o Congresso Mundial da Federação Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês), em Melbourne, na Austrália, de 7 a 11 de Outubro de 2018. O reitor Paulo Henrique Gomes de Lima recebeu Maria Clara nessa segunda-feira (28).

Maria Clara tem 21 anos e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no Campus Floriano do Instituto Federal do Piauí (IFPI). O outro aluno selecionado, Guilherme dos Santos David, tem 22 anos e é aluno do curso de Tecnologia em Gestão de TI, no Campus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

O acampamento reunirá mais de 50 estudantes de 33 países, que participarão de atividades intercâmbio cultural, que envolverão treinamentos de incentivo à liderança, palestras motivacionais sobre os princípios de liderança e visitas a instituições de educação profissional.

O processo seletivo foi realizado em duas etapas, a partir de chamada pública. Na primeira, cada instituição da Rede Federal utilizou metodologias próprias para selecionar internamente, um (a) representante, que foi indicado (a) para a segunda etapa. A segunda etapa (e seleção final dos estudantes brasileiros) foi realizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), membro da WFCP. Como critérios de classificação, foram consideradas a capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, e a análise da documentação. Candidatos de todo o Brasil concorreram.

A WFCP concederá, aos alunos selecionados, apoio financeiro para cobrir despesas com inscrição, alimentação, alojamento, bilhetes aéreos (Brasil-Melborne-Brasil), seguro viagem, emissão de passaporte e visto.

Comentários