Educação

Aluna da Escola Delfina Borralho ganha 1º lugar no concurso Jovens Escritores

Vencedora participa de projeto de leitura na escola e já foi campeã em outros concursos

Terça - 20/06/2017 às 15:06



Foto: Ascom Lara Alves
Lara Alves

Bons escritores revelam seu talento cedo. Competindo com centenas de estudantes de escolas públicas e privadas de Teresina, uma estudante da Escola Municipal Delfina Borralho Boavista, no Parque Anita Ferraz, conquistou o 1º lugar no concurso Jovens Escritores, promovido pela Fundação Quixote em parceria com um jornal local.

Lara Alves tem 13 anos, cursa o 8º ano do ensino fundamental, e descobriu o prazer da leitura na escola. Ela foi um dos 20 alunos da unidade de ensino que se inscreveram no concurso. O desafio era escrever sobre o tema “Lendas”, uma forma de resgatar a cultura regional, incentivando as crianças a se apropriarem dos conhecimentos de identidade do povo piauiense.

Envolvida com o projeto de leitura “Luneta: o prazer de ler”, desenvolvido na E. M. Delfina Borralho, Lara também já foi campeã do concurso de frases e desenhos do Projeto Geração, uma pareceria com organizações internacionais. A escola é famosa por lançar todos os anos um livro produzido pelos próprios estudantes. O projeto desperta nos jovens o gosto pela leitura e incentiva a produção textual como hábito. A aluna encontrou no Jovens Escritores uma forma de aprimorar sua paixão pelas letras.

A diretora adjunta da escola Luiza Mara buscou pessoalmente as fichas de inscrição no jornal impresso, acumulando o maior número possível. “Acredito no talento deles, então fui atrás, consegui uma boa quantidade e reuni a turma para produzir. Isso mostra como através do estudo podemos chegar aonde queremos”, destaca Luiza.

A jovem escritora conta que soube do concurso através do professor de português Luiz Alberto, que falou dos prêmios e estimulou a participação da turma. “Busquei ler sobre A Lenda do Castelo e escrevi um texto também sobre o que pensava a respeito. Estou imensamente feliz, nunca imaginei ganhar o primeiro lugar, pois sabia que estava concorrendo com alunos das maiores escolas de Teresina”, revelou Lara.

A premiação será neste domingo (25) no Teresina Shopping, às 17h. Pela conquista do 1º lugar em sua categoria, Lara receberá um computador com impressora. A escola também ganha um certificado de Incentivo ao Saber.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: