Geral

Alistamento militar termina nesta sexta-feira

sexta acaba militar alistamento

Quinta - 28/04/2011 às 15:04



Foto: Reprodução Alistamento militar termina nesta sexta-feira
Alistamento militar termina nesta sexta-feira
Termina nesta sexta-feira (29) o prazo para que os jovens que completarão 18 anos até dezembro de 2011 se alistem no Serviço Militar Obrigatório. Anualmente, o período de alistamento é iniciado no primeiro dia útil de janeiro e encerra-se no último dia de abril. Como em 2011 esse último dia (30) será num sábado, a data final para os jovens comparecerem à junta militar de seu município passou automaticamente a ser sexta-feira.

A Junta de Serviço Militar é um órgão da administração municipal. Operada por funcionários designados pelo prefeito, segue horário de expediente determinado pela Prefeitura. A documentação exigida para se apresentar é a certidão de nascimento ou prova equivalente e duas fotos recentes, tamanho 3x4.

O Serviço Militar é coordenado pelo Ministério da Defesa, que atua em seu planejamento e execução, juntamente com os Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. A iniciativa envolve também outros órgãos e instituições que utilizam dados obtidos nas fases do Serviço Militar.

Em 2011, uma ampla campanha publicitária ajudou a divulgar o processo de alistamento. Valendo-se de divulgações nas mídias impressa, digital, radiofônica e televisiva, a nova campanha reforçou todos os passos necessários para os jovens cumprirem o seu dever, ingressando no serviço militar e fazendo parte da defesa do Brasil.

A campanha contou com a participação de jovens, informando o período de inscrição no Serviço Militar Obrigatório em todo o país. As peças trazem uma linguagem simples, direta e uma mensagem que busca identificar as propostas do Serviço Militar com a juventude atual.

No ano passado 1,650 milhão de jovens se alistaram para ingresso nas Forças Armadas nas 5.235 Juntas de Serviço Militar distribuídas por todo o território nacional. A previsão de incorporação para este ano é de 90.646 mil jovens.

O alistamento militar é o ato prévio e obrigatório a que estão sujeitos todos os brasileiros do sexo masculino. A opção pela Força Armada em que o convocado deseja prestar o serviço militar é feita pela seleção geral, o que não significa que o conscrito será atendido em sua pretensão.

Existem duas formas de ingresso nas Forças Armadas. A primeira é por meio de concurso público que habilita o aprovado a entrar nas escolas militares. A segunda é por intermédio do alistamento militar.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: