Alimentação saudável é essencial para um carnaval tranquilo

Nutricionista dá dicas de alimentos


Carnaval

Carnaval Foto: Divulgação

Para um carnaval alegre e com saúde, é preciso alguns cuidados com a alimentação. Alimentos que forneçam muita energia para brincar na folia são essenciais. A nutricionista Larissa Valéria dá dicas importantes de como aproveitar a festa sem adoecer.

Uma delas é comer a cada três horas. “O certo é não fugir do habitual, procurar fazer os lanches na hora certa e não pular nenhuma refeição”, diz a nutricionista.

Uma refeição mais leve, sem muitas calorias ou alimentos mais gordurosos, é indicada para o período. Outra recomendação são as castanhas de caju, do Pará, nozes, amêndoas e também barras de cereais, salada de frutas e frutas de um modo geral, com destaque para o açaí, pois é fonte de energia.

A nutricionista Larissa Valéria reitera a importância da hidratação. “Os sucos e as vitaminas são muito importantes e a pessoa deve também enriquecer o máximo possível dos lanches com uma fonte de fibra como a granola ou o amaranto em flocos, farinha de coco, farinha de linhaça”, destaca.

Para quem vai tomar bebida alcoólica, a nutricionista orienta.  “A dica é que no intervalo de uma dose e outra a pessoa beba bastante água para hidratar, evitando a ressaca. Durante a folia é lembrar de cuidar da hidratação, beber bastante água e optar sempre por refeições leves”, conclui.

Antes e depois da folia- Antes do carnaval, a dica é aumentar o consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais que fortaleçam o sistema imunológico, que ajudem a eliminar o álcool do organismo e que mantenham a disposição do corpo para os dias de festa. Assim, deve-se consumir alimentos como laranja, kiwi, goiaba, abacaxi, castanha, amendoim, feijão, carnes e peixes, e sementes de linhaça e de abóbora. Além disso, deve-se ingerir alimentos ricos em fibras.

Depois da folia, a meta deve ser desintoxicar o organismo, eliminar o álcool e repor os nutrientes perdidos. Assim, deve-se consumir vitaminas de frutas com leite desnatado ou leite vegetal, sucos com legumes, como pepino e couve, saladas, sopas, ovos e carnes magras.

Também é importante evitar o consumo de alimentos ricos em gordura e sal, como salsicha, linguiça, bacon, carnes vermelhas, biscoitos recheados e refrigerantes. Além disso, deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas por pelo menos um mês, para que o fígado e os rins tenham tempo de se recuperar depois dos excessos do carnaval.

Fonte: Da Redação

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: