Alerta: Ceará concentra 90% dos casos de sarampo do Brasil

Ceará sarampo surto preocupação


 O Ceará vive um surto de sarampo. Foram 607 casos registrados no ano passado, maior número do Brasil, seguido por Pernambuco (24) e São Paulo (7). Em 2013, o Estado contabilizou apenas uma confirmação da doença, identificada em dezembro, após registro de surto em Pernambuco. Desde então, o bloqueio vacinal para casos confirmados, com a imunização de pessoas que tiveram contato com o infectado, não conseguiu conter o aumento das transmissões.


De acordo com boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), foram notificados 1.733 casos suspeitos, entre 25 de dezembro de 2013 e 19 de dezembro de 2014. Desses, 35,02% foram confirmados, 58,56% descartados e 6,04% ainda estão em investigação. As confirmações aconteceram em 25 cidades, sendo 573 registros em Fortaleza.


A maioria das infecções foi em crianças menores de um ano e a incidência de casos por 100 mil habitantes é de 6,9. “O Ceará precisa ser mais proativo no bloqueio. Se houve a suspeita, tem que ser investigado no mesmo dia. Se estão surgindo mais casos é porque não conseguimos bloquear. Há alguma lacuna que precisa ser resolvida”, diz o médico infectologista Anastácio Queiroz.


Secretaria da Saúde

O coordenador de Promoção à Saúde da Sesa, Márcio Garcia, confirma que o Estado vive um surto da doença, mesmo com boas coberturas vacinais. Na Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo, que chegou ao fim no último dia 31, 10 municípios cearenses não atingiram a meta. “De forma geral, o Ceará atinge índice maior do que o preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 95% do público alvo. Quando vemos mais de perto, encontramos municípios com bolsões suscetíveis, que são grupos de pessoas não vacinadas”, avalia.


Para 2015, Márcio aposta na redução de casos. “A impressão que temos é de que o surto começa a perder força agora, mas há o dever de buscar as pessoas que não se vacinaram”, ponderou. O coordenador explicou que as unidades de saúde estão preparadas para identificar casos suspeitos, que podem ser confundidos com outras doenças. “Febre, manchas no corpo, exantema (erupções cutâneas), coriza e náusea são sintomas comuns a outras doenças, como dengue e gripe”, disse.



Saiba mais


No Brasil, há evidências da interrupção da transmissão autóctone (ocorrida no território de notificação) do vírus do sarampo desde o ano 2000.


Segundo o Ministério da Saúde, o surto de Pernambuco foi controlado e acometeu mais de 20 municípios. O caso índice ainda não foi identificado e não se pode dizer ao certo como houve a introdução do vírus nessa região.


O último ano com registro significante de casos no Ceará foi 1997, com 724 ocorrências. Em 1980, o Estado havia registrado 4.677 casos da doença.


Em novembro de 2014, foram confirmados casos em Fortaleza e Maranguape. Os casos em investigação são em Senador Sá, Fortaleza, Granja, Caucaia, Pacajus, Alcântaras, Maracanaú e Sobral.


Entre 2012 e 2013, a União Europeia registrou 12.096 casos de sarampo, com três óbitos.

Fonte: opovo

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: