Mundo

Alemanha evacua 70 mil pessoas para desativar bomba da 2ªG.M

Operação ocorrerá no próximo domingo, na cidade de Frankfurt
Fonte: Noticias ao minuto | Editor: Redação 02/09/2017 08:41
Polícia da Alemanha Polícia da AlemanhaFoto: Reprodução

Após um grupo de trabalhadores descobrir uma bomba da 2ª Guerra Mundial, as autoridades da Alemanha orderam a evacuação de 70 mil pessoas da cidade de Frankfurt para desativar o explosivo. Chamada de "Blockbuster" pelo seu poder destrutivo, o artefato foi encontrado perto do centro da cidade, na última terça-feira (29).

A operação de retirada do explosivo já está marcada para o próximo domingo (3), e os moradores que vivem em um raio de 1,5 quilômetro do local deverão deixar suas casas. Será a maior evacuação na história da Alemanha pós-guerra. As autoridades garantiram que medida será tomada "por causa do tamanho da bomba", mas que não há riscos de explosão. A "Blockbuster" é uma bomba HC 4000 e foi usada pelos britânicos durante o conflito. Ela pesa 1,8 tonelada, sendo 1,4 tonelada somente de explosivos.

"Essa bomba tem mais de 1,4 tonelada de explosivos", disse a jornalistas o chefe do departamento de bombeiros de Frankfurt, Reinhard Ries. "O problema não são apenas os fragmentos, mas a pressão que cria, que demoliria todos os prédios em um raio de 100 metros".

A operação para desarmar a bomba demandará a maior retirada pós-guerra na Alemanha, com a polícia planejando esvaziar uma área incluindo uma sede policial, dois hospitais, sistemas de transporte e o banco central alemão, que armazena 70 bilhões de dólares em reservas de ouro.

Em maio deste ano, na cidade de Hannover, na Alemanha, 50 mil pessoas precisaram ser evacuadas para a retirada de uma bomba da 2ª Guerra Mundial. Com informações da ANSA.

Comentários