Cidade

Águas de Teresina promove Gincana de Diversidade e Igualdade

Águas de Teresina e de Timon estão engajadas no combate à desigualdade racial
Fonte: Assessoria | Editor: Paulo Pincel 23/11/2018 11:04
A primeira Gincana de Diversidade e Igualdade Racial A primeira Gincana de Diversidade e Igualdade RacialFoto: Assessoria

Águas de Teresina e a Águas de Timon estão engajadas no combate à desigualdade racial, com atividades que promovem a equidade no âmbito corporativo. As concessionárias realizaram, durante toda a semana, a primeira Gincana de Diversidade e Igualdade Racial, com o intuito de integrar, reconhecer e valorizar as diferenças dentro das empresas. O encerramento acontece nesta sexta-feira (23).

A gincana é uma atividade ligada ao Respeito Dá o Tom, programa de igualdade racial que o grupo Aegea lançou oficialmente em 26 de setembro de 2017. Seu objetivo maior é promover a equidade nas oportunidades de acesso à empresa e de crescimento profissional dos colaboradores que se autodeclaram pretos e pardos.

Para o diretor presidente das unidades, Cleyson Jacomini, a gincana é uma maneira de instigar os colaboradores a se reconhecerem historicamente, bem como aprofundar os debates sobre diversidade e igualdade racial. “Essa atividade possibilita o estreitamento do relacionamento entre os colaboradores, trabalhando temáticas que reforçam o combate ao preconceito que permeia nossa sociedade. É uma forma de mostrar como podemos ser engajados nessa luta contra o racismo”, declara.

O encerramento contou com apresentações culturais, depoimentos de personalidades negras, desafios e brincadeiras que promoveram a integração dos colaboradores. O grupo de capoeira Raízes do Brasil e a Escola de Artes Beija Flor encantaram o público com suas desenvolturas.

Durante a semana, foi realizada ainda uma palestra sobre Racismo Estrutural e Estruturante com a militante do movimento negro e psicóloga, Joice Silva dos Santos. Ela conversou com os colaboradores sobre o preconceito que permeia a sociedade e de como os cidadãos podem se engajar na luta contra o racismo.

Timon - Ainda como parte do programa Respeito dá o Tom, a área administrativa da Águas de Timon ganhou novas cores e, agora, os colaboradores contam com um ambiente de trabalho diferenciado.

A novidade é a arte produzida por grafiteiros locais, que segue a proposta do programa, e retrata sete rostos compostos por oito cores, além de 16 tons de cabelo, que vai do mais claro ao mais escuro. Considerando que o Brasil é o país com a maior mistura de raças do mundo, o objetivo da ação é fazer com que o colaborador, cada um com sua individualidade, se reconheça na pintura. Assim, as formas geométricas não identificam gênero, apenas retratam os diversos tons de pele, que devem ser admirados e respeitados.

Gincana

Comentários