Municípios

Água Branca vai se transformar na Capital da Astronomia

Fonte: Ascom | Editor: Redação 19/04/2018 16:21
Foto FotoFoto: Ascom

O município de Água Branca vai sediar, entre os dias 23 e 25 de abril, o I Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA). O evento faz parte das ações da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e, em Água Branca, vai ser realizado com o apoio da Prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

O encontro tem como objetivo colaborar com a capacitação dos professores responsáveis pelo ensino dos conteúdos de Astronomia, Ciências, Geografia e Física. Vão participar alunos das redes municipal, estadual e privada da cidade de Água Branca e de municípios da região.

O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, afirma que o município vai receber o encontro por se destacar na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. “Nossos alunos têm resultados exitosos na OBA, sempre ficando muito bem colocados. Na última edição Água Branca foi o segundo município piauiense em número de medalhas e superou, inclusive, a Capital do Estado na quantidade de medalhas de ouro. Por isso estamos trazendo o Encontro de Astronomia, pois ele com certeza vai trazer um estímulo ainda maior para nossos estudantes”, diz.

Nesta terça-feira (17), aconteceu uma reunião para organizar o cronograma de atividades do EREA. De acordo com a secretária Municipal de Educação de Água Branca, Cleidimar Tavares, diversas pastas estão envolvidas na organização do evento. “Toda a equipe gestora de Água Branca está unida para realizar um grande evento. A reunião foi bastante proveitosa e conseguimos fechar a programação, contando com palestras e oficinas que, com certeza, vão servir de base para nossos alunos, não apenas para as próximas edições da Olimpíada de Astronomia, mas para a vida desses estudantes”, afirma.

Para o evento, está sendo montado um planetário de 4 metros de altura, que está aberto para visitação durante os dias do evento. Cada grupo de alunos poderá ter acesso ao planetário por um período de 20 minutos, oportunidade em que a equipe do EREA vai passar informações e curiosidades sobre astronomia.

Confira a programação do I EREA:

Segunda-feira – 23 de abril

- Palestra: Da Terra às Estrelas – Ministrante: me. Alberto Alves Mesquita

- Palestra: Agência Espacial Brasileira (AEB) - Ministrante: astrônomo João Batista Garcia Canalle

- Oficina: Comparando os volumes dos planetas e estrelas – Monitores: astrônomo João Batista Garcia Canalle e Tayane Tuane França.

- Oficina: Desenhando as órbitas dos planetas e cometas – Monitores: Alberto Alves Mesquita e Bruna Dias Assis dos Santos

- Atividade complementar: Observações astronômicas ou Stellarium – Monitores: astrônomo João Batista Garcia Canalle e planetarista Leandro Soares Faria

Terça-feira – 24 de abril

- Oficina: Estações do ano, solstícios, equinócios, fases e eclipses – Monitores: Alberto Alves Mesquita e Bruna Dias Assis dos Santos

- Atividade complementar: Observações astronômicas ou Planisfério Celeste – Monitores: astrônomo João Batista Garcia Canalle e planetarista Leandro Soares Faria

Quarta-feira – 25 de abril

- Oficina: Distância dos planetas ao sol – Monitores: Astrônomo Canalle e Tayane Tuane

- Oficina: Planetário e Stellarium – Monitores: planetarista Leandro Doares, Tayane Tuane e Mateus de Oliveira

- Oficina: Montagem do Galileoscópio – Monitores: Equipe EREA

- Atividade complementar: Visita ao planetário – Monitores: Equipe EREA

Comentários