Olhe Direito!

Olhe Direito!

Água Branca inicia implantação de Sistema de Esgotamento Sanitário

Segunda - 25/05/2015 às 16:05



Foto: Ascom/Agespisa Agespisa
Agespisa
A Prefeitura de Água Branca inicia, nesta segunda-feira (25), um cronograma de ações para a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário do município. Será realizada hoje, às 15h, no auditório Dioguinho, localizado na Av. José Miguel, uma reunião para esclarecer a comunidade sobre a importância da ação.

De acordo com a secretária de Saúde de Água Branca, Margareth de Sousa, dentro do processo de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário estão reuniões com gestores, líderes comunitários e população em geral para enfatizar a importância da adesão de cada pessoa ao Sistema.

“Esta primeira fase é um trabalho de sensibilização com a comunidade. Além de saber sobre a importância do processo de implantação, as pessoas precisam entender que depende de cada uma delas fazer a ligação da sua rede de esgoto para o Sistema de Esgotamento Sanitário”, explica Margareth de Sousa.

A secretária também explica que também serão realizadas articulações para a realização de parcerias durante o desenvolvimento de ações. Após isso, será iniciada a segunda fase do processo. “Iniciaremos visitas domiciliares em que teremos uma equipe nas comunidades nas áreas onde o Sistema já está concluído”, finaliza Margareth.

Sistema de Esgotamento Sanitário

As atividades do cronograma de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Água Branca são coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde e acontecem no período de maio a junho deste ano.

Os responsáveis pelas atividades são a Equipe Social da Agespisa com parceria da Prefeitura de Água Branca. Segundo o prefeito Jonas Moura, a Prefeitura realizou uma parceria com a Agespisa para a interligação do Sistema e para a orientação de sua manutenção.

“Água Branca é um dos primeiros municípios do interior do Estado a receber um sistema de esgotamento sanitário. Ele está sendo implantado pela Fundação Nacional de Saúde”, afirma Jonas Moura.

Cronograma de Ações:

1ª Semana - Período 25 a 29 de maio

- Articulação para realização de parcerias durante o desenvolvimento de ações: Câmara de Vereadores, secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Assistência Social (CRASS), Obras, Comunicação Social, etc. e Agespisa.

- Reunião com lideranças comunitárias com cada bairro beneficiado pelo projeto.

- Reunião com agentes de saúde, endemias e vigilância sanitária.

- reuniões comunitárias informativas e educativas sobre a importância do sistema de esgotamento sanitário, nas áreas de intervenção do projeto.

2ª Semana - 8 a 12 de junho

- Reuniões comunitárias informativas e educativas sobre a importância do Sistema de Esgotamento Sanitário nas áreas de intervenção do projeto.

- Palestras educativas com escolas, para crianças e adolescentes.

- Visitas domiciliares, com distribuição de material educativo e informativo sobre o sistema de esgotamento sanitário e consumi adequado da água, com ênfase no incentivo à ligação do imóvel ao sistema de esgotamento sanitário.

- Palestras educativas, envolvendo as escolas para crianças e adolescentes.

- Visitas domiciliares.

- Distribuição de material educativo e informativo sobre o sistema de esgotamento sanitário e consumo adequado da água, com ênfase no incentivo a ligação do imóvel ao sistema de esgotamento sanitário.
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: