Municípios

Agricultores de União constituem cooperativa para investir na produção local

A instituição terá abrangência territorial com a criação de núcleos de produção em outros municípios.

Sábado - 16/03/2019 às 00:03



Foto: Ascom Seplan Primeira assembleia geral para constituição da cooperativa
Primeira assembleia geral para constituição da cooperativa

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), por meio dos agentes territoriais, participou, nessa quarta-feira (13), de atividades do Conselho de Desenvolvimento Territorial Sustentável de União. Na oportunidade, foi realizada a primeira assembleia geral para constituição da Cooperativa da Agricultura Familiar do Território Entre Rios de União. O evento foi realizado no auditório do Sindicato do Trabalhadores Rurais da cidade.

A programação do evento trouxe a apresentação do processo de constituição de uma cooperativa, que foi realizada pelos assessores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com a participação dos representantes da Seplan e do BNB. A cooperativa será composta por agricultores familiares de União e poderá ter abrangência territorial com a criação de núcleos de produção em outros municípios que assinarem manifesto de interesse. A proposta é que cada núcleo local tenha gestão específica.

Os agricultores efetivaram as assinaturas do manifesto de interesse para participarem do processo de capacitação em cooperativismo que será realizado por meio de oficinas.  “O município de União, por meio dos conselheiros do CDTS-Entre Rios, está de parabéns pela iniciativa de se organizar em cooperativa visando ao desenvolvimento sustentável dos produtores na perspectiva de consolidação do processo de produção e comercialização, agora com uma gestão voltada para organização econômica e social visando à melhoria da geração de renda na agricultura familiar”, analisa o agente territorial da Seplan, Avelar Almeida.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: