Municípios

Agespisa utiliza energia solar na automatização de poços no interior

A primeira experiência acaba de ser implantada em Uruçuí.

Quinta - 28/09/2017 às 13:09



Foto: Ascom Agespisa Utilização da energia solar no processo de automatização de poços em Uruçuí
Utilização da energia solar no processo de automatização de poços em Uruçuí

Numa experiência inédita nos sistemas de abastecimento operados pela Agespisa, a companhia está utilizando a energia solar no processo de automatização de poços. A primeira experiência acaba de ser implantada em Uruçuí, a cerca de 500 quilômetros ao Sul de Teresina. Com a iniciativa, a Agespisa busca aumentar a oferta no abastecimento para a população, obter maior controle da qualidade da água e aumentar a conservação do manancial subterrâneo.

A automatização dos poços é feita por meio de radiofrequência, cujos transmissores são movidos à energia solar. O objetivo da Agespisa é ganhar mais eficiência no controle operacional e na exploração dos poços, e, consequentemente, ter condições de proporcionar maior continuidade na distribuição de água para a população.

"Além disso, vai evitar o extravasamento e desperdício na reservação de água. A implantação da tecnologia vai agregar outros benefícios para o sistema, como a redução dos gastos com energia elétrica, visto que haverá um controle mais preciso do funcionamento das bombas dos poços", explica o presidente da Agespisa, Emanuel Bonfim, festejando a iniciativa.

O sistema que recebeu a automatização é composto por dois poços, com vazões de 45mil litros/h e 70mil litros/h, e por dois reservatórios com capacidades de 200 mil litros e 150 mil litros.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: