Agespisa executa 95% da obra de esgotamento sanitário de Guadalupe

A obra vai beneficiar 80% dos moradores da cidade.


Lagoa anaeróbia da estação de tratamento de esgoto de Guadalupe

Lagoa anaeróbia da estação de tratamento de esgoto de Guadalupe Foto: Ascom Agespisa

Com serviços 95% concluídos, a obra de implantação de sistema de esgotamento sanitário de Guadalupe entra na fase final. Oitenta por cento dos moradores da cidade, localizada a 337 quilômetros de Teresina, passará a contar com coleta e tratamento de esgoto.

O investimento é de cerca de R$ 20 milhões, recursos da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e da própria Agespisa. A obra vai beneficiar os moradores de cinco bairros: Centro, Coqueiro, Cruzeta, Bela Vista e Vila Parnaíba.

Os serviços compreenderam a implantação de 62 quilômetros de rede coletora de esgoto, duas mil e duzentas ligações domiciliares e uma estação de tratamento de esgoto que abrange três tipos de lagoas, sendo uma anaeróbia, uma facultativa e uma de maturação. O sistema conta ainda com seis estações elevatórias, cuja função é bombear o fluxo de esgoto para um nível mais elevado.

“Nesta fase final da obra, a Agespisa está solucionando pendências do sistema elétrico para aprovação e ligação pela Eletrobras”, destaca o diretor de Obras e Técnica da companhia, Carlos Augusto Oliveira.

A previsão é de que até o fim deste mês sejam iniciados os primeiros testes e em novembro o sistema de abastecimento esteja em pleno funcionamento.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: