Olhe Direito!

Olhe Direito!

Agespisa entra na campanha de combate ao Aedes aegypt

Sexta - 08/01/2016 às 14:01



Foto: Arquivo Dengue
Dengue
Alerta aos perigos causados pelas doenças transmitidas pelo Aedes aegypt, a Agespisa está fazendo sua parte na eliminação de criadouros do mosquito. Desde a última segunda-feira (4), a Gerência de Segurança e Medicina do Trabalho (GESMT) realiza um mutirão em todas as unidades da companhia para identificar e acabar com possíveis focos do vetor.

Equipes estão inspecionando os setores da empresa para detectar locais propícios à criação do mosquito. “Além da eliminação de criadouros, também estamos tomando as medidas preventivas necessárias para evitar a proliferação do Aedes aegypt”, ressalta a gerente de Segurança e Medicina do Trabalho, Petronília Deusdará.

As medidas citadas pela médica incluem a retirada de entulhos e pneus, limpeza de calhas e vedação adequada de locais que são potenciais criadouros. O trabalho é reforçado pela distribuição de material explicativo para conscientizar os colaboradores.

O mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypt segue até a próxima segunda-feira (11), mas as ações de prevenção são contínuas na Agespisa. Na próxima semana, os setores visitados pelas equipes serão a Estação de Tratamento de Água, na zona Sul de Teresina; o Escritório Local Sul e reservatórios localizados no Parque Piauí.

Antes conhecido exclusivamente como mosquito da dengue, o Aedes aegypti passou a ser considerado uma tripla ameaça, pois agora também transmite a febre chikungunya e o Zika vírus, este último relacionado ao aumento de casos de microcefalia. Dados divulgados na terça-feira (5) pelo Ministério da Saúde mostram que foram notificados 3.174 casos suspeitos de microcefalia relacionada ao vírus Zika em recém-nascidos. No Piauí, já foram notificados 53 casos suspeitos, com dois óbitos.
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: