Agências da ONU querem saber o que os estudantes pensam do ensino

A ideia é que jovens respondam perguntas sobre as aprendizagens que consideram relevantes e pertinentes para repensar e replanejar a educação do futuro


Pesquisa de Opinião

Pesquisa de Opinião Foto: agencia Brasil

Estão disponíveis na internet duas pesquisas de agências da Organização das Nações Unidas (ONU) que pretendem identificar o que os jovens querem aprender e o que pensam da escola onde estudam. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) conduz o "Diga-lhes o que você quer aprender" e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou uma enquete sobre a reforma do ensino médio. Ambos questionários, disponíveis online, são voltados a adolescentes e jovens de 15 a 25 anos.

O "Diga-lhes o que você quer aprender" está na segunda etapa e pode ser acessado nainternet, até o dia 30 de outubro. A ideia é que jovens respondam perguntas sobre as aprendizagens que consideram relevantes e pertinentes para repensar e replanejar a educação do futuro. A pesquisa é conduzida pelo Escritório Regional de Educação da Unesco para América Latina e o Caribe (Orealc/Unesco Santiago), junto com outras organizações da região. 

A primeira etapa, desenvolvida entre 14 de junho e 14 de julho deste ano, revelou que os jovens querem aprender diversos conteúdos, mas também se abrir a outros saberes e temas pertinentes ao mundo de hoje. Quanto a como querem aprender, os resultados preliminares apontam que querem que isso se dê também além das formas tradicionais de ensino e da escola.

Já a enquete do Unicef é voltada para o ensino médio, tendo em vista a reforma enviada recentemente ao Congresso Nacional por meio de Medida Provisória. Composta de seis perguntas, com respostas objetivas, a enquete quer saber dos estudantes qual a matéria preferida e o que acham que o governo deve fazer em relação a etapa de ensino, por exemplo.

Dados estatísticos

As perguntas são feitas por meio do U-Report Brasil, que gera dados estatísticos que são apresentados a autoridades locais e internacionais para gerar mudança com base na opinião da juventude. No Brasil, vem sendo implementado como projeto piloto desde meados de 2015 e conta com mais de 3 mil participantes. Até o momento, foram lançadas 15 enquetes sobre temas como evasão escolar, violência contra meninas, Olimpíada e eleições.

Há três formas de participar: na página do Ureport Brasil no Facebook, basta mandar uma mensagem por inbox e clicar em Get Started. No Twitter, é só seguir a conta @UreportBrasil. E por SMS, enviar uma mensagem para o número 28428 com a palavra “Entrei”. 

Fonte: agencia Brasil

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
ONU
Próxima notícia

Dê sua opinião: