Cidade

Aeroporto de Teresina reduz gastos com energia elétrica em 10%

Quarta - 07/06/2017 às 19:06



Foto: Divulgação Infraero Aeroporto de Teresina
Aeroporto de Teresina

A equipe da Infraero no Aeroporto Senador Petrônio Portella conseguiu, entre o final do ano de 2016 e o início de 2017, reduzir o consumo de energia no terminal em 156 MWh, representando uma economia de 10,34% durante esse período. Os resultados foram obtidos por meio do planejamento da empresa buscando otimizar e reduzir o consumo nas áreas de check-in, saguão, embarque, desembarque e áreas administrativas.

Somente em 2017, a empresa já implantou no aeroporto medidas como a modernização da automação dos sistemas de acionamento de iluminação do pátio, estacionamento de veículos e diversas outras áreas externas, agilizando os processos de acionamento e desligamento de iluminação, e estuda diversas alternativas para garantir uma utilização ainda mais eficiente de energia elétrica, com soluções ambientalmente sustentáveis.

A médio prazo, está sendo preparada a implantação de lâmpadas de LED, em substituição à iluminação fluorescente e a vapor de sódio, em áreas como pátio de aeronaves, saguão, salas de embarque e desembarque. As estimativas são que a substituição proporcione uma redução de consumo na ordem de 40%, para o sistema de iluminação, com tempo médio para retorno do investimento aplicado em 18 meses.

“Os estudos feitos pela equipe técnica identificaram oportunidades e direcionaram as ações de redução de consumo de energia elétrica e eficiência energética para o aeroporto em curto, médio e longo prazo”, pontuou Marco Aurélio Zenni, superintendente do Aeroporto de Teresina.

Fonte: Infraero

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: