Advogados buscam capacitação em Processo Eletrônico

Com a implantação pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) da primeira unidade judiciária do Brasil


Advogados participando do curso de capacitação em PJe.

Advogados participando do curso de capacitação em PJe. Foto: Tamyres Rebeca

Com a implantação pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) da primeira unidade judiciária do Brasil a utilizar o Processo Eletrônico (PJe) com acesso via cloud computing (computação em nuvem), em Campo Maior, na segunda-feira (28), a procura pelo curso de capacitação em PJe oferecido pela Caixa de Assistência do Advogados do Piauí (CAAPI) aumentou.

De acordo com o advogado Thiago Tardelli que ministra o curso na CAAPI, apesar de já ser utilizado pela Justiça do Trabalho a implantação pelo Tribunal de Justiça do Piauí faz com que os advogados busquem esta experiência de aprendizado personalizado com aulas teóricas e práticas, já prevendo que em breve esta ferramenta será utilizada em todo o Estado” explica.

O Processo Judicial eletrônico (PJe) é um sistema desenvolvido pelo CNJ em parceria com os tribunais e a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a automação do Judiciário, permitindo a prática de atos processuais e o acompanhamento desse processo judicial de maneira online. Com esse sistema, as petições iniciais e a distribuição dos processos, por exemplo, serão realizadas pelos próprios advogados no ambiente virtual. A principal vantagem do uso da computação em nuvem é a redução dos custos operacionais. Além disso, o TJ-PI passa a contar com o suporte técnico e o know-how do CNJ.

O Presidente da CAAPI, Rafael Orsano, disse que o maior impacto do processo eletrônico se dá em relação aos prazos e ao trâmite em tempo real dos processos. "É uma ferramenta que pode possibilitar a agilidade de cerca de 80% nos processos e é importante Tribunais brasileiros acompanharem os avanços da tecnologia na busca de uma Justiça cada vez mais presente e atuante, assim como os advogados devem estar preparados para essa nova realidade”, comenta.

Para a advogada, Rosângela Brandim, o curso é uma oportunidade de tirar dúvidas. “Estou há 6 meses advogando, mas há 6 anos trabalho com assessoria jurídica, e tinha algumas dúvidas sobre o processo eletrônico. Com o curso de PJe me sinto preparada para gerir o sistema, principalmente por que aprendemos dentro do próprio sistema”, revela.

Semanalmente a Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI) realiza o Curso sobre o sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJE). O curso com duração de 8h é realizado às terças e quintas-feiras no período da tarde. Para participar o advogado inscrito na Ordem dos Advogados, secional Piauí deve ligar para os telefones (86) 3221-2110 /3226-2070 ou comparecer a sede da CAAPI para conferir a disponibilidade de vagas nas turmas e realizar o pagamento da taxa de R$40,00.

Fonte: Tamyres Rebeca

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: