Municípios

Adolescente divulga fotos de mutilação em alusão ao jogo “Baleia Azul”

Domingo - 30/04/2017 às 11:04



Foto: Riachao Net Marcas que fazem alusão ao jogo Baleia Azul
Marcas que fazem alusão ao jogo Baleia Azul

Adolescente de 14 anos, moradora da cidade de Campo Grande do Piauí, postou imagens fortes de automutilação com alusão ao jogo “Baleia Azul”, que tem deixado famílias aflitas devido as mortes que teria provocado.

A própria adolescente teria compartilhados fotos do corpo com marcas de mutilações no braço, pernas e no rosto. Em uma das imagens há o desenho de uma baleia no braço da adolescente. Em outra mutilação, é possível ver o estilete sobre um tapete no chão. O caso ganhou repercussão na cidade e as imagens estão circulando em grupos de bate papo nas redes sociais. Moradores estão assustados.

Baleia Azul

Em um áudio, que teria sido enviado para uma amiga, a adolescente fala sobre o “jogo”. “Mulher, no começo eu pensei que era brincadeira, que eles não ‘descobria’ p. de nada e tudo… mas ele sabe o nome de vô, ele sabe o nome, tipo, de minha família todinha, e eu não sei como eles descobriram isso, mas eles descobriram”.

O jogo da “Baleia Azul” é virtual e propõe 50 desafios aos adolescentes participantes, e sugere o suicídio como última etapa. No Brasil, já existem muitos relatos de adolescentes participando dos desafios, uma situação que preocupa pais, alunos e professores.

O “jogo” é, na verdade, uma sequência de troca de mensagens em redes sociais e tarefas a serem cumpridas. Nas conversas, um grupo de organizadores, chamados “curadores”, propõe 50 desafios macabros aos adolescentes, como fazer fotos assistindo a filmes de terror, automutilando-se desenhando baleias com instrumentos afiados em partes do corpo e ficar doente.

PREVENÇÃO - A Fundação Municipal de Saúde (FMS) mantém há mais de dois anos o Provida, ambulatório especializado no tratamento de pessoas com ideação suicida. O local fica dentro do Centro Integrado Lineu Araújo e disponibiliza psicólogos e psiquiatra para atendimento de pessoas com sofrimento psíquico.

O Provida funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. O atendimento é por demanda espontânea, ou seja, não precisa de marcação prévia. O paciente é atendido por psicólogo e psiquiatra e, dependendo do quadro, inicia o acompanhamento no ambulatório. 

Interessados podem ainda entrar em contato com o ambulatório por meio dos telefones do Lineu Araújo, que são 3215 4344 e 3215 9131.
 

Baleia Azul

Fonte: Riachão net

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: