ADH entrega casas a famílias carentes do povoado Chapadinha Sul

As obras fazem parte do Programa Nacional de Habitação Rural, fruto da parceria entre os governos federal e estadual.


Os beneficiados receberam as chaves e assinaram contratos na ADH

Os beneficiados receberam as chaves e assinaram contratos na ADH Foto: Ascom ADH

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), entregou, nesta quarta-feira (20), novas moradias a trabalhadoras rurais do povoado Chapadinha Sul, zona rural de Teresina. Os beneficiados receberam as chaves e assinaram contratos na ADH. As obras fazem parte do Programa Nacional de Habitação Rural, fruto de uma parceria entre os governos federal e estadual.

No Piauí, foram beneficiados com essa parceria os municípios de Agricolândia, Barras, Joaquim Pires, União e Teresina, esse último com  três projetos, incluindo Chapadinha Sul. 

A diretora-geral da ADH, Gilvana Gayoso, disse que o objetivo da gestão é produzir moradias. “Investir na construção de unidades habitacionais de forma participativa e democrática para as famílias que vivem em situação precária, e tem a sua participação na cadeia produtiva do nosso estado, é a nossa prioridade. O segmento rural precisa muito do apoio do governo, é uma forma de respeitar e reconhecer o trabalho de quem produz no campo para abastecer os centros urbanos”, declara Gilvana, acrescentando que o valor unitário da moradia rural é R$ 34.200 e a origem do recurso é o Orçamento Geral da União (OGU).

Dentre as beneficiárias, estão Rosa Luz, 45 anos, a primeira a receber as chaves. Na opinião dela, a casa própria representa uma das maiores conquistas de sua vida, diante da realidade que vive. “Moro há 17 anos na Chapadinha e sempre em casa de taipa. Com o dinheiro que ganho, nunca daria para construir essa casa”, declara Rosa, que  vai pagar apenas quatro parcelas de R$ 342 pelo imóvel, esse valor se deve ao subsídio repassado pelo governo.

A moradora Francinalda Maria de Oliveira, 38 anos, outra beneficiaria do PNHR, também não escondia a emoção ao receber as chaves da casa nova. “Estou desempregada, mas muito feliz com esse grande presente que recebi do governo. Só quem mora em casa de taipa, sabe como é ruim. Agora tenho uma casa linda. Sou muito grata a todos”, frisou Francinalda. 

Participaram da entrega das unidades habitacionais, a diretora-geral da ADH, Gilvana Gayoso; a equipe técnica da Engenharia e do Serviço Social da ADH; a líder comunitária Gardênia Silva Monteiro e beneficiárias. “É uma grande satisfação participar deste evento, ver as casas prontas e entregues para os moradores de nossa comunidade”, afirma Gardênia, que acompanha todo o processo de construção das unidades habitacionais.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: