Geral

Acusados de assassinar sindicalista serão julgados neste mês no Piauí

parnaíba julgamento sindicalista assassinos

Terça - 05/08/2014 às 11:08



Serão julgados no dia 26 de agosto às 9h, no Fórum Desembargador Salmon Lustosa, em Parnaíba, dois homens acusados de matar um sindic alista naquela cidade. Renildo Augusto Nascimento Casemiro e Francisco Albuquerque de Sousa, ambos indiciados em Ação Penal de Competência do Júri, com o Processo de nº 0003433-63.2008.8.18.0031.

A informação está disposta na página eletrônica do Tribunal de Justiça do Piauí, por meio da 1ª Vara Criminal de Parnaíba. Renildo e Francisco Albuquerque, conhecido como Francisco “Louro”, são acusados por homicídio qualificado, tendo como vítima, o sindicalista Sérgio Augusto da Silva Alves.

A Secretaria da 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba, por meio da ordem da Juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos, de acordo com o Provimento 07/2012 da Corregedoria Geral da Justiça, intimou o advogado do acusado para o julgamento pelo Egrégio Tribunal Popular do Júri no dia 29 de julho de 2014, porém, Renildo Augusto Nascimento, no dia 31 de julho deste ano, enviou à Secretaria da 1ª Vara Criminal, Certidão revogando os poderes do advogado que estava à frente de sua defesa. Já Francisco Albuquerque de Sousa terá em sua defesa, a advogada Maria das Neves F. Soares de Oliveira.

Segundo a certidão apresentada por Renildo, o acusado compareceu à secretaria e afirmou não ter condições financeiras de contratar o advogado particular, constituído nos autos, para fazer sua defesa na sessão plenária do Tribunal do Júri, o que revoga os poderes outorgados ao mesmo.

E, na mesma certidão, Renildo requereu que seja nomeado a Defensoria Pública para patrocinar sua defesa no júri popular. No Tribunal Popular do Júri, o Ministério Público será representado pelo Promotor de Justiça, João Paulo Santiago Sales. 

O crime - Sérgio Augusto da Silva Alves era presidente da Associação dos Pescadores de Parnaíba, e era conhecido como “Serjão”. Sua execução aconteceu no dia 17 de setembro de 2008. Sérgio foi morto com quatro tiros, dois deles nas costas e um no coração em frente a associação que era presidente.

Sérgio Alves teria se deslocado no início da manhã para a Colônia de Pescadores em seu automóvel, um Celta. Ao chegar ao local, quando estava abrindo a sede da associação foi abordado por dois homens em uma motocicleta CG 125, de cor preta, quando foi alvejado por um tiro. Ao tentar fugir, a vítima caiu por conta do ferimento já sofrido e um dos acusados que se encontrava na garupa da moto efetuou mais dois disparos contra o sindicalista que morreu no local.

Fonte: proparnaíba

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: