Geral

Açude Joana de Pedro II está com apenas 38% de sua capacidade.

açude Joana seca Pedro II audiencia

Quarta - 20/05/2015 às 19:05



Foto: jfagora O acúde está poluído e ameaça a saúde dos frequentadores
O acúde está poluído e ameaça a saúde dos frequentadores
 Em audiência publica realizada na segunda feira(18/05) foi revelado que a principal fonte de abastecimento de água de Pedro II , está com a apenas 38% de sua capacidade total. Construído na década de 90 o açude Joana tem capacidade total de 10 bilhões de m³ de água e só sangrou uma vez na historia em 2009, e com isso vem a cada ano com a escassez de chuvas na região diminuindo a quantidade de água reservada na barragem.

Em 2015 choveu aproximadamente até maio 500 mm , muito abaixo do que choveu no ano passado que foi de cerca 700 mm, esse dados ta,bem foram revelados na audiência publica que foi realizada da escola Angelina Mendes Braga em Pedro II. Estiveram presentes representantes o poder legislativo municipal, da prefeitura com a presença prefeita Neuma Café, Dnocs, Semar,Agespisa,deputados estaduais,ONGs e alunos de varias escolas do município.

O professor e geólogo Hérico Gomes fez uma demonstração detalhada de toda a atual situação da bacia de todos os afluentes que ajudam a abastecer o açude Joana, principalmente o rio Corrente que segundo ele praticamente não existe mais “ é só você olhar na região da rodoviária ali existia uma rio,mas, cadê?as pessoas não se preocuparam com isso e hoje o rio corrente praticamente não existe mais” disse.



Com apenas 38% da capacidade do açude Joana foi perguntado ao representante da agespisa o engenheiro Edward Mont\'Alverne, sobre o risco de racionamento de água em Pedro II “ nós entendemos que não, porque ainda tem um volume razoável e água,o que precisa é um trabalho de conscientização na utilização racional e adequada da água” destacou o engenheiro. Ele disse ainda que a reativação dos poços da localidade Santana é um possibilidade para ajudar no abastecimento da cidade de Pedro II.

Foi também discutido a possibilidade da construção de uma nova barragem desta vez na localidade Joana, para isso, será solicitado um levantamento técnico atualizado, já que existe dados da época em que se construiu o açude na entrada de Pedro II, que na verdade era para ter sido nesta localidade daí o nome açude Joana. Segundo o deputado estadual Wilson Brandão(PSB) foi bastante proveitosa a audiência e se colocou a disposição para ajudar no que for preciso “ parabéns a câmera de vereadores pela iniciativa e é uma tema que tem que ser discutido realmente, porque temos que pensar em soluções a curto, médio e longo prazo, vamos buscar soluções e recursos para que se possa está resolvendo essa questão” destacou o deputado.

Segundo a prefeita Neuma Café(PT) de Pedro II essa audiência demonstrou que todos os políticos, instituições, e a população estão unidos na questão do açude Joana, mas, que é preciso o esforço conjunto de todos na busca de soluções “ essa audiência mostra que todos estão preocupados com o açude Joana independente de questões partidárias é uma questão que envolve todos nós filhos de pedrossegundo , a gente precisa unir força de todos os políticos de pedrossegundo , com os órgãos que tem responsabilidades nessa questão, buscar mais apoio do governo do estado e do governo federal, precisamos trabalhar em três vertentes aqui, recuperação das nascentes do rio corrente, preservação de toda a área da serra dos Matões, o reflorestamento, Alternativa de abastecimento de água a curto prazo, Educação e conscientização do uso mais adequado da água” falou a prefeita de Pedro II.

No final foi feita uma omissão com representantes dos órgãos e entidade que participaram dessa audiência que estará se reunindo com técnicos e daí elaborar um plano de ação.

Fonte: fmimperial

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: