Acuado por Romário em CPI, Del Nero garante que não vai renunciar na C

CBF Brasil Senador copa mundo fifa


Del Nero garante que não vai renunciar à presidência da CBF após eleição de Coronel Nunes

Del Nero garante que não vai renunciar à presidência da CBF após eleição de Coronel Nunes Foto: Lucas Magalhães

  Foram diversos adiamentos, mas, enfim, nesta quarta-feira, o presidente licenciado da CBF, Marco Polo Del Nero, compareceu voluntariamente à CPI do Futebol no Senado. Foram cerca de três horas de depoimento do cartola, que teve, entre os parlamentares, reações distintas. De um lado, alguns senadores preferiram indagar o dirigente sobre o momento vivido pelos clubes brasileiros, enquanto outros optaram por tentar ir a fundo nas acusações de corrupção que envolvem Marco Polo Del Nero. Acuado por Romário, o dirigente garantiu que não vai renunciar à presidência da CBF.

Senadores, como o próprio Romário, presidente da comissão, adotaram um tom mais ácido com Del Nero. Na maioria dos questionamentos, a intenção foi arrancar informações do cartola, que, insistentemente, dizia não se lembrar com clareza de pontos citados pelos parlamentares. As negativas do cartola começaram, de certa forma, a incomodar os senadores, que partiram para a ironia como forma de mostrar o desconforto com as respostas vazias. Magno Malta, eleito pelo Espírito Santo, não mediu palavras quando o companheiro Randolfe Rodrigues, senador pelo Amapá, insistiu em perguntar sobre as ausências de Del Nero nas viagens internacionais com a seleção brasileira.

- Me desculpe, senador Randolfe, mas agora é o senhor quem está duvidando da inteligência dele (Del Nero). A gente sabe que ele veio embora da Suíça porque é sabido e que não viaja para fora porque é sabido - disse, arrancando gargalhadas dos presentes.

Quando a reunião se encaminhava para o final, o senador Romário informou durante a sessão que o Coronel Nunes, presidente da Federação Paraense de Futebol, foi eleito para o cargo de vice-presidente da região sudeste da CBF. Diante da "novidade", o parlamentar perguntou se, agora, com o "golpe concluído", como preferiu classificar o parlamentar, Del Nero renunciará ao cargo de presidente da CBF e recebeu uma negativa como resposta.

- Não vou renunciar. Tão logo eu resolva esses problemas, volto ao cargo. Não foi escolha minha, não foi o presidente da CBF quem determinou que fosse essa pessoa. Foi uma reunião aberta - esquivou-se.
Após a reunião, Romário manteve o tom ofensivo em relação a Del Nero e teceu duras críticas ao presidente licenciado da CBF:

- Tenho certeza que esse senhor deve estar com amnésia. Quem viu o que ele falou, sabe que é tudo mentira. Eu sempre disse que ele era ladrão e agora digo também que é mentiroso e tem a memória altamente seletiva. Para resumir, ele é o câncer do futebol brasileiro - disparou.

Del Nero também chegou a perder o tom quando foi indagado pelo senador Randolfe Rodrigues sobre uma gravação em que o presidente licenciado da CBF supostamente participa de uma reunião com o ex-presidente da entidade que rege o futebol nacional, José Maria Marin, e José Hawilla, empresário e também ligado a casos de corrupção. Del Nero garantiu nunca ter estado em uma reunião com Del Nero e Hawilla juntos, no mesmo momento. A postura foi semelhante quando o cartola se viu diante de uma pergunta sobre uma viagem para Barbados, em um jato executivo da CBF, acompanhado de José Maria Marin.

Del Nero foi incisivo na resposta, chegando a aumentar o tom de voz, garantindo que nunca esteve no país caribenho. Depois da primeira vez que o assunto surgiu, o cartola reforçou por outras três vezes não ter participado da viagem, mesmo com a informação do senador Randolfe Rodrigues de que a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) avisou que tanto o ex-presidente, quanto o presidente licenciado, estavam sim no jato executivo, em viagem que data de fevereiro do ano passado.

Houve também quem preferisse falar sobre a atual situação do futebol brasileiro, em que os clubes passam por problemas financeiros. O senador piauiense Ciro Nogueira, por exemplo, chegou a pedir, no começo da reunião, que o estado nordestino pudesse receber uma partida da seleção brasileira.

Outra indagação que ocorreu durante a audiência de Del Nero e que fugiu dos assuntos referentes ao Caso Fifa foi sobre os centros de treinamento que ficariam como legado para os estados que não receberam a Copa do Mundo, em 2014. A resposta foi que a atual gestão da Fifa pediu que se esperasse até a próxima para que as obras tivessem continuidade.

 

Fonte: Google Alerts

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
CBF
Próxima notícia

Dê sua opinião: