Política

Ações educativas fazem parte da Semana Nacional de Trânsito

Taxa de Mortalidade Mortes Teresina Educação Trânsito

Quarta - 18/09/2013 às 16:09



Foto: divulgação Trânsito
Trânsito
As estatísticas demonstram que por ano são mais de 40 mil mortes no trânsito e que uma pessoa morre a cada sete minutos em decorrência de acidentes. Os principais fatores que influenciam no crescimento da taxa de mortalidade no trânsito estão associados ao comportamento e à segurança dos usuários. Pensando nisso, foi aberta na manhã de hoje (18), na Praça Pedro II, a Semana Nacional de Trânsito, que este ano tem como tema “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”.

De hoje até o dia 25 de setembro a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito realizarão uma série de atividades com a missão de fazer as pessoas refletirem sobre sua responsabilidade enquanto cidadãos e integrantes do sistema viário.

Para o superintendente da Strans, Pang Yen Hsiao, o maior propósito da semana é alertar para o bom comportamento no trânsito. “O consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas são fortes fatores para os acidentes. Para diminuirmos as estatísticas ruins precisamos conscientizar e alertar cada vez mais os jovens, tendo em vista que a prevenção é fundamental. Portanto, a Strans fortalecerá essa semana as atividades educativas voltadas para a segurança no trânsito na capital”, afirmou.

Segundo a gerente de Educação de Trânsito da Strans, Samyra Motta, durante toda a semana serão realizadas blitzen educativas com motoristas, pedestres e motociclistas. “O ponto alto das ações da semana será a 1ª Pedalada do Dia Mundial sem carro, que acontece no domingo, com saída da Ponte Estaiada. Iremos finalizar as atividades no dia 25 com um abraço no balão do São Cristóvão, justamente para chamar a atenção dos teresinenses para a tomada de atitude e bom comportamento no trânsito, evitando assim as tão temidas mortes”, destacou.

Como parte das ações da Semana Nacional de Trânsito estarão expostos nas principais rotatórias da cidade carros envolvidos em colisões, uma forma de chamar a atenção das pessoas para a necessidade de mais prudência no trânsito, além de blitzen com motoristas, pedestre e motociclistas.

As blitzen acontecem na quinta-feira (19), a partir das 8h, na Avenida Barão de Gurguéia, voltada para pedestres e na sexta-feira (20), na Avenida Presidente Kennedy, zona Leste, para os motociclistas. Encerrando a Semana Nacional, na quarta-feira (25), além do abraço, que acontece no balão do São Cristóvão pela manhã, será realizada às 18h30, no Palácio da Música, a entrega do selo de adesão do III Prêmio Cidade de Teresina de Educação no Trânsito.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: