Ações do Governo para crescimento das empresas são apresentadas em Fórum


A proposta do encontro é debater assuntos de interesse do empresariado piauiense

A proposta do encontro é debater assuntos de interesse do empresariado piauiense Foto: Divulgação

Aconteceu nesta última terça (18), o Fórum Regional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. O encontro é promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet) e reúne representantes de órgãos do governo e instituições privadas com a proposta de debater assuntos de interesse do empresariado piauiense.

Neste encontro, que aconteceu na Fiepi, esteve na pauta a Lei Geral da Micro empresa, emissão de notas fiscais e as ações do Governo em prol do crescimento do Micro empresário (ME) e Empresário de Pequeno Porte (EPP).

“Realizamos o fórum a cada dois meses objetivando tratar, especificamente, de micro e pequenas empresas, apresentando soluções e inovações para possíveis problemas. Hoje, por exemplo, foi exposto as vantagens da Lei geral da Micro empresa, destacando como ela pode colaborar com o crescimento dos empresários. Apresentamos ainda as ações do Governo que vem promovendo o crescimento do setor empresarial e a criação dos Comitês Temáticos que visam trabalhar assuntos mais específicos para a área”, explicou a superintendente do Desenvolvimento Econômico da Sedet, Olga Sousa.

A consultora e instrutora do Sebrae, Teresa Leite, foi uma das palestrantes do evento que falou sobre alterações da Lei da Micro pequena Empresas referente ao desenvolvimento local.

“A nossa palestra focou a Lei 147/2014 que trata dos benefícios da micro pequena empresa, como a questão das compras públicas, da desburocratização, do empreendedor individual e do agente de desenvolvimento local. Então o objetivo é fomentar a economia local e trazer o desenvolvimento através dos pequenos negócios, como a relação de emprego e renda e o aumento de novas empresas, já que através do empreendedor individual há uma possibilidade da elevação de novos empreendimentos e a possibilidade de mudança de regime de Micro Empreendedor Individual para Micro Empresa de Pequeno Porte”, falou a palestrante do Sebrae.

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Nerinho, esteve presente no fórum e enfatizou que o evento objetiva articular e promover ações ligadas ao segmento das microempresas e empresas de pequeno porte no estado.

“Essas reuniões acontecem sempre e hoje a proposta foi apresentar ações que visam minimizar as dificuldades em que se encontram as micro e pequenas empresas. Tivemos palestrantes que deram uma espécie de atalho para que esses empreendedores não precisem enfrentar tanta burocracia, principalmente nesse momento de crise, onde é preciso que se faça a união, quer seja da iniciativa privada, quer seja do Governo do Estado para que, juntos, o Piauí continue progredindo e buscando o desenvolvimento. Então o fórum tem essa proposta de, num curso espaço de tempo, contribuir para que o Estado saia dessa crise. E as micro e pequenas empresas é que dão o suporte e são os geradores de emprego e renda”, disse o gestor do Desenvolvimento Econômico.

Para o diretor do Sindicato das Empresas de Contabilidade do Piauí – Sescon, Hudson Melo, “o fórum é muito importante não apenas para a classe empresarial, mas também para a classe contábil e principalmente para todos os contribuintes, pois ajuda a ultrapassar as dificuldades de crise criando possibilidades de crescimento para todo Estado”.

Fonte: Assessoria

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: