Geral

Acidentes: oito homens em cada dez vítimas

Os homens correspondem a 82,6% do total de vítimas de acidentes com vítimas fatais ou graves em Ter

Quarta - 02/10/2013 às 14:10



Foto: Gil Oliveira (g1/pi) Acidente aconteceu na PI-130
Acidente aconteceu na PI-130
Os homens correspondem a 82,6% do total de vítimas de acidentes com vítimas fatais ou graves em Teresina. Os dados integram o relatório do Projeto Vida no Trânsito correspondente ao primeiro trimestre deste ano. Ainda segundo o relatório, de janeiro a março foram computados 1.727 acidentes com vítimas, sendo 29 vítimas fatais e 166 feridos graves.

O percentual de vítimas fatais do sexo masculino é de 72,4%. As vítimas graves e fatais apresentam idade média de 32,5 anos, sendo 50% destas idades menor que 30,5, anos. Considerando as vítimas fatais, a média de idade foi de 37,7 anos, com idade mínima de 14 anos e máxima de 75 anos.

Os dados foram computados baseados nos dados da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (Bpre), e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A população de Teresina, considerada no estudo, foi de 830.231 habitantes e 347.930 veículos.

Com os dados, os órgãos que integram o projeto tem o objetivo de fazer um alerta à população sobre a importância de cuidados no trânsito. O projeto tem como meta estabilizar e reduzir o número de mortes e lesões decorrentes de acidentes de trânsito nos próximos 10 anos, com planos e compromissos dos quais Teresina é signatária, juntamente com outras cinco capitais.

O levantamento apontou ainda que, sábados, domingos e segundas-feiras são os dias da semana nos quais ocorrem mais acidentes com vítimas graves e fatais. Nesses dias, observou-se um maior número de acidentes durante a noite, entre 18h e 23h59. E no domingo, em particular, um grande número de acidentes pela manhã, no horário de 6h às 11h59. De terça-feira a quinta-feira não se observou predomínio de acidentes nos turnos, apesar de a madrugada apresentar maior número de acidentes.

Segundo o superintendente municipal de Trânsito, Pang Yen Hsiao, a Prefeitura de Teresina tem intensificado a atuação no sentido de reduzir os acidentes. Ele cita, por exemplo, as blitzen que estão sendo realizadas constantemente. “Desde março estamos intensificando as blitzen por toda a cidade. Fazemos pelo menos oito blitzen diurnas e cinco noturnas, com foco, sobretudo, em evitar a mistura álcool e direção”, comentou, lembrando que as blitzen são realizadas juntamente com outros órgãos de trânsito e de segurança do Estado.

No âmbito educativo, a Prefeitura está atuando também na conscientização, realizando campanhas educativas sobre álcool e direção, além de eventos como a Semana de Trânsito, Dia do Motorista e Dia do Motociclista e o prêmio de Educação no Trânsito, envolvendo, inclusive, as escolas.  

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: