Saúde

Ação de prevenção ao diabetes será realizada na Major César nesta sexta (18)

A atividade faz parte da programação do Novembro Azul no sistema prisional do Piauí

Quinta - 17/11/2016 às 15:11



Foto: Jornal O NORTÃO Diabetes
Diabetes

As secretarias de Estado da Justiça e da Saúde realizarão, nesta sexta-feira (18), às 8h30, ação de prevenção ao diabetes junto aos detentos da Colônia Agrícola Major César Oliveira, unidade prisional de regime semiaberto que fica no município de Altos.

A atividade está dentro da programação do Novembro Azul, campanha nacional que conscientiza a população acerca de cuidados com a saúde do homem, buscando prevenir e diagnosticar doenças que acometem a população masculina.

Na Major César, serão realizados atendimentos individuais e os profissionais de saúde darão orientações sobre como prevenir o diabetes, doença que afeta mais de 200 mil pessoas no Piauí, segundo a Associação de Diabéticos do Piauí (Adip).

“A Major César tem vários presos idosos, muitos com diabetes e hipertensos. Por essa razão, estamos dando suporte a esse público, orientando no sentido do tratamento, bem como orientando os demais”, explica Agatha Knitter, diretora de Humanização e Reintegração Social da Secretaria da Justiça.

A ação contará com avaliação nutricional, medição da glicemia digital, aferição de pressão arterial e do Índice de Massa Corporal (IMC). “O objetivo é dar os encaminhamentos necessários, inclusive no tocante ao tratamento”, pontua Knitter.

Pnaisp

A Secretaria da Justiça e a Secretaria da Saúde têm avançado na implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (Pnaisp).

No Piauí, o Ministério da Saúde já aprovou os municípios de Altos, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Floriano para receberam recursos para habilitação de Equipes de Saúde no âmbito do sistema prisional, por meio da Pnaisp.

Os municípios de Picos, Esperantina e Parnaíba já aderiram à política e aguardam avaliação do Governo Federal acerca do recebimento dos recursos. O Governo do Estado tem articulado a execução da Pnaisp nesses municípios.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: