Geral

Academia de Polícia Civil vence projeto do Ministério da Justiça

MJ projeto ganha policia academia

Quarta - 18/07/2012 às 17:07



A Academia de Polícia Civil do Piauí, por meio da Secretaria de Segurança Púbica, venceu, em segundo lugar nacional, nova seleção de projetos do Ministério da Justiça, prevista no edital Senasp 04/12, cujo resultado foi divulgado em 16/07/2012, no site oficial do Ministério da Justiça.

Concorrendo com projetos de todo o Brasil, o Piauí conquistou R$ 1.753.725,54 (Um milhão e setecentos e cinquenta e três mil, setecentos e vinte e cinco reais e 54 centavos) para a melhoria da qualidade de vida dos seus servidores. A Comissão Integrada de Projetos do Piauí conquistou a aprovação do Programa Integrado de Condicionamento Físico e Aprimoramento do Ensino Integrado nas Instituições de Segurança Pública do Estado do Piauí, tendo concorrido com 37 projetos de todo o país.

Os projetos foram elaborados na Academia de Polícia Civil, em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militares. Participaram da elaboração a delegada Eugênia Nogueira do Rêgo Monteiro Villa, Diretora da Acadepol, o delegado João Marcelo Brasileiro de Aguiar, delegado Anfrísio Antônio N. P. Castelo Branco, agentes de Polícia Civil Miquéas do Espírito Santo, Antônio Neto Lacerda e Liana Clesia Pereira Leite, além dos servidores Ítalo Ribeiro Filho e Francisca das Chagas da Silva Almeida. Os representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foram os oficiais Tenente Coronel Antônio da Silva Ramos, 1º Tenente Lourdes Losane Rocha de Sousa, Tenente Coronel Bombeiro José Arimateia do Rêgo de Araújo e Major Bombeiro Egídio Nóbrega de Carvalho Leite, além dos soldados Lya Rakell Fonseca Barbosa e Patricia de Morais Araújo.

Com esse projeto, as instituições terão salas de condicionamento físico, dotadas de equipamentos para educação física e pilates, salas para avaliação física e nutricional. O projeto contempla também a aquisição de dois furgões que irão percorrer o interior do Estado, promovendo o acompanhamento permanente do condicionamento físico dos policiais.

O projeto aprovado contempla ainda seis cursos de 60 horas cada, cujas temáticas serão investigação de homicídios, uso diferenciado da força, abordagem policial, inteligência policial, gestão de risco e geo-referenciamento. Serão criados também núcleos de intervenção que atuarão de forma preventiva às doenças laborais e melhoria da qualidade física e nutricional dos profissionais da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar.

Um dos diferenciais do projeto será a confecção de material didático para educação física preventiva e 3400 manuais de atuação policial, que padrozinará os procedimentos das instituições, aumentando a segurança da atuação profissional.

Segundo a delegada Eugênia Nogueira do Rêgo Monteiro Villa,"Nós queremos com tais projetos valorizar o profissional de segurança, cuidando da saude desse profissional, tentando atrair essse polical para nossas academias. Teremos instrumentos modernos para que o operador de segurança pública possa praticar exercícios físicos regularmente. Desejamos essa oportunidade de prover nossos policiais de acesso à saúde e melhor qualidade de vida", afirma a delegada.

O tempo de execução dos projetos será de dois anos, a ser executado em 2013 e 2014.

Fonte: policiacivil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: