Acabou Psiu:Ufpi adere 100% ao Enem para vestibular 2011/2012

anuncio ufpi psiu fim


A partir do próximo vestibular, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será a única avaliação para os candidatos a uma vaga na Universidade Federal do Piauí (Ufpi). A decisão partiu do Conselho Universitário que se reuniu ontem(15) e optou por aderir de forma integral ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Os representantes de vários setores da Universidade se reuniram com o reitor Luiz de Sousa Santos Júnior e confirmou a mudança na forma do processo de seleção da UFPI, que deve passar a vigorar a partir deste ano, no vestibular 2011-2012. O reitor concederá entrevista coletiva para falar sobre adesão total ao Sisu nesta quarta-feira(16), às 15h no Salão Nobre da reitoria.

Para o vestibular 2010/2011, a UFPI ofertou um total de 5.786 vagas para os seus 98 cursos de graduação, sendo que metade das vagas foram preenchida através do ENEM, e a outra metade por meio do PSIU Geral e PSIU 3ª Etapa.

Segundo a diretora de Políticas e Programas de Graduação do MEC/SESU, Paula Branco de Mello, o SiSU trás inúmeras vantagens, tanto para os alunos, quanto para a universidade que o adota. "O Sistema de Seleção Unificada é um meio flexível e tem grande potencial para que os estudantes possam fazer uso dele de várias maneiras, o que não existiria em nenhum outro vestibular", ressalta.

Para a representante do MEC, além de abrir uma vasta gama de possibilidades aos candidatos, o processo seletivo democratiza o acesso do público às instituições, tornando-as conhecidas em todo o país, através do reforço à iniciativa de interiorização do Ensino Superior e o crescimento da mobilidade acadêmica.

Além de centralizar o processo seletivo, Maria do Amparo Ibiapina, secretária do Conselho Universitário da UFPI, afirma que utilizando somente o SiSU a universidade irá diminuir os custos necessários para a realização do vestibular. "Ter duas portas de entrada para a universidade fazia com que os recursos utilizados fossem muito grandes, além da ocorrência de alguns problemas, como as chamadas do antigo PSIU, que costumavam se prolongar por vários meses", explica.

Com direito a gratuidade - para alunos de escola pública - os vestibulandos não terão mais que se deslocarem para Teresina ou demais cidades em que o exame estaria sendo aplicado, já que o ENEM é realizado em quase todas as cidades do país. "Dessa forma, os estudantes mais carentes terão maiores chances de ingressar em uma universidade pública, pois muitos deixam de prestar o vestibular por falta de condições financeiras para se deslocar de uma cidade para a outra", enfatiza Maria do Amparo.

O sistema funciona através de três etapas: inscrição, três chamadas e lista de espera, sendo que a última não foi aderida pela UFPI no último vestibular por causa do PSIU. A lista de espera não é obrigatória e cada vez mais várias universidades aderem a esse novo modelo.

A proposta de adesão integral ao SiSU foi acolhida, na reunião do Conselho Universitário, por quase a totalidade dos 31 votantes, sendo apenas dois votos contrários, entre os quais o do vice-reitor da UFPI, além de uma abstenção.

Fonte: Da redação

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: