Geral

Aberta primeira casa de acolhimento de mulher usuária de droga no Piau

casa, que tem capacidade para receber 25 mulheres, funcionará 24h fica localizada no bairro Cidade

Quarta - 14/08/2013 às 16:08



Foto: Cedrogas casa, que tem capacidade para receber 25 mulheres, funcionará 24h  fica localizada no bairro Cidade Jardim, Rua Refúgio, n. 7338, Zona Leste de Teresi
casa, que tem capacidade para receber 25 mulheres, funcionará 24h fica localizada no bairro Cidade Jardim, Rua Refúgio, n. 7338, Zona Leste de Teresi
O governador Wilson Martins inaugurou nesta quarta-feira (14), o primeiro espaço público de acolhimento para mulheres com dependência química do Piauí. A casa, que tem capacidade para receber 25 mulheres, funcionará 24h fica localizada no bairro Cidade Jardim, Rua Refúgio, n. 7338, Zona Leste de Teresina.

No local funcionava um Centro Social Urbano (CSU), que foi completamente reformado e ampliado pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), adquirindo formato de residência.

Metodologia de acolhimento e Infraestrutura

Com metodologia semelhante ao espaço masculino recém-inaugurado pelo governador Wilson Martins no bairro Matadouro, a casa tem o objetivo de acolher depentendes químicos do sexo feminino em situação de vulnerabilidade social, que por conta das drogas, perderam os vínculos familiares e sociais.

Os residentes terão no espaço a oportunidade de desenvolver habilidades profissionais, através de oficinas e atividades. Todo o acolhimento será acompanhado por um grupo técnico que soma cerca de 40 profissionais. Para isso, o espaço conta com uma infraestrutura que oferece dormitórios climatizados, ambulatório, banheiros, refeitório, salas de capacitação e espaço para lazer. O tratamento tem seis meses.

Decorado com cores femininas e ilustrações de autoestima, o espaço pretende resgatar, além de cidadãs, o desejo de cuidar e preservar a vida.

Solicitação de Acolhimento

Para ingressar e residir no espaço, é preciso apenas solicitar pessoalmente o acolhimento, passando por uma triagem realizada por profissionais capacitados que analisarão os casos individualmente. Quando for necessário, será acionada ainda a rede de acolhimento estadual, que envolve uma série de serviços disponíveis envolvendo Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Samu e diversos outros.

Fonte: G1/Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: